Capes seleciona 12 projetos de estudo e combate ao óleo nas praias

12 projetos foram selecionados (Foto: Portal Infonet)

Divulgado nesta quinta-feira, 16, o resultado preliminar dos projetos selecionados no Programa CAPES Entre Mares – que vai estudar e combater o derramamento de óleo nas praias brasileiras. Foram selecionadas 12 propostas das 278 submetidas, demanda que superou as expectativas da Coordenação.

Cumpridora de todos os prazos estabelecidos no edital, especialmente neste caso, onde não consta uma data-limite para a divulgação dos resultados, a CAPES oferece aos pesquisadores a possibilidade de recorrer da decisão, após a divulgação dos selecionados preliminarmente, em até três dias úteis. O resultado final será publicado depois da análise dos eventuais recursos.

O programa
Serão destinados R$1,3 milhão para projetos de sete áreas temáticas: avaliação dos impactos ambientais e socioeconômicos, biorremediadores, dispersão do óleo, processamento de resíduos, tecnologia aplicada à contenção do óleo e saúde coletiva. Cada uma delas receberá até R$100 mil, juntamente com uma bolsa de mestrado, a ser implementada até junho de 2020.

A iniciativa foi desenvolvida para atender, de forma eficiente e eficaz, ao pedido feito pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis, criado no âmbito do Plano Nacional de Contingência para responder rapidamente às necessidades de limpeza das praias e contenção da mancha de óleo em águas brasileiras.

Fonte: CCS/CAPES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais