Casa de Ciência e Tecnologia amplia horário de funcionamento

São mais de 80 equipamentos para o público interagir
Para atender melhor a população, a Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), está funcionando em novo horário: das 9 às 17 horas de segunda à sexta-feira, e das 14h às 17h nos finais de semana. A unidade foi inaugurada pela Prefeitura de Aracaju há exatemente um mês, durante as comemorações alusivas aos 154 anos da capital.

Com o objetivo de promover a democratização do ensino e a divulgação das ciências através de experimentos interativos nas áreas de Matemática, Informática, Física e Química, a CCTECA é gerenciada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e conta atualmente com sete monitores, que dão aos visitantes orientações sobre o funcionamento dos equipamentos.

Criada para atender estudantes, pesquisadores e curiosos, a Casa de Ciência e Tecnologia recebe, por semana, cerca de 50 visitantes, além de grupos escolares. Estão à disposição do público 82 equipamentos na parte interna do prédio e outros três localizados na parte externa. Na lista dos mais visitados estão o Girotec, um simulador da ausência de gravidade; as antenas parabólicas, instaladas a 50 metros uma da outra e que permitem a comunicação entre duas pessoas; e o gerador de Van Der Graaf, um acelerador de elétrons que promove a eletrização do objeto que o toca.

O Planetário da CCTECA também é uma ótima opção para quem deseja viajar pelo espaço sideral. Com 31 assentos, todos com inclinação de 30º e 20º, e um equipamento de alta tecnologia, o sistema possibilita a projeção de imagens do sistema solar, dando ao visitante a sensação de estar viajando pelo espaço.

“A criação da Casa de Ciência e Tecnologia foi de suma importância para a cidade, pois além de contribuir para melhorar a educação ao permitir aos alunos uma interação maior e o entendimento de fenômenos físicos e químicos do cotidiano, é mais uma atração para os turistas”, afirma o diretor da CCTECA, Augusto César, lembrando quepara grandes grupos escolares ou turistas, a visita deve ser agendada anteriormente através do telefone (0xx79) 3217-5370.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais