Celpe-Bras: inscrições abertas para vagas remanescentes

As inscrições vão até dia 25 (Foto: Inep)

Os estrangeiros que desejam o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) ganharam um novo prazo para realizar a inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu as inscrições, que agora vão até o domingo, 25 de agosto.

As inscrições para o exame devem ser realizadas pelo site do Celpe-Bras. A possibilidade havia acabado no dia 18 de agosto. Quem se inscreveu no período regular não pode fazer alterações.

O certificado é conferido aos estrangeiros com desempenho satisfatório em exame padronizado de português, aplicado no Brasil e no exterior. O Celpe-Bras é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, aqui, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Quem se inscrever para as vagas remanescentes tem até segunda-feira, 26, para pagar a taxa de inscrição. Os valores variam e são estabelecidos por quem aplica a prova. No Brasil, o máximo permitido pelo edital é R$ 200. No exterior, as instituições privadas ou vinculadas ao Itamaraty não podem cobrar mais do que US$ 100.

Os demais prazos do exame são aqueles estabelecidos no edital do Celpe-Bras. O Inep, em parceria com o Ministério da Relações Exteriores, credenciou para esta edição 107 postos, sendo 42 dentro do território brasileiro e 65 no exterior.

Prova 

O exame do Celpe-Bras é composto por uma parte escrita e por uma parte oral. A parte escrita será aplicada a todos os participantes na manhã de 16 de outubro. São quatro tarefas de produção textual que abrangem mais habilidade de uso da língua. Os candidatos têm três horas para realizar a prova.

A parte oral do exame, que será agendada entre os dias 16 (vespertino) e 18 de outubro (dia inteiro), é uma interação face a face entre o participante e o avaliador-interlocutor. Essa etapa tem duração de 20 minutos.

Assessoria de comunicação social, com informações do Inep

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais