![]() |
Dezenas de pais participaram da reunião (Foto: Porttal Infonet) |
No dia 17 de agosto acontecerá o Censo Social e Educacional do Ministério Público Estadual (MPE) nos Povoados Mosqueiro e Areia Branca. Dados dos últimos censos apontam um alto índice de crianças de zero a seis anos fora da escola. Aracaju, Lagarto e Nossa Senhora do Socorro apresentam os maiores números. As informações foram apresentadas na manhã desta quarta-feira ,8, aos pais de alunos da Escola Municipal Florentino Menezes, no povoado Areia Branca.
O Censo Educacional realizado nos últimos 14 anos apontou que aproximadamente 23 mil crianças estavam fora da escola. “Muitos municípios já mudaram esta realidade depois dos dados da pesquisa com a solicitação de projetos ao Governo Federal”, explica a coordenadora do Censo na Secretaria Estadual da Educação, Maria Selma Siqueira.
A falta de creches para a matrícula dessas crianças foi o motivo apontado para o alto índice. Aracaju apresentou o maior número com 9.572 crianças, seguidos de Nossa Senhora do Socorro [4.148], Lagarto [3.735] e Itabaiana [3.518]. Os dados apresentados são referentes a 14 anos de pesquisa.
![]() |
Mãe conta que os filhos utilizam bicicletas para deslocamento |
Além das estatísticas sobre a educação, através do Censo é possível mapear as condições sociais dos estudantes. Os dados também indicam quais motivos impedem estes estudantes de frequentarem a escola. “Uma forma de conhecer a realidade em que o nosso aluno vive fora da escola”, explica a professora Ledna Maria Costa
Censo
Os estudantes das escolas da região irão aplicar os questionários nas casas das famílias com a supervisão de agentes de saúde no dia 18. Já os pais participarão de um pré-censo na Escola Municipal Florentino Menezes, no povoado Areia Branca, no dia 10 de agosto. Na ocasião, eles podem denunciar irregularidades na escola ou problemas na comunidade que impossibilite a inda dos filhos à escola.
Problema na merenda escolar, falta de transporte, salas lotadas são os problemas que podem ser repassados ao Ministério Público Estadual (MPE). Os pais podem participar diretamente ou através de uma urna eletrônica.
![]() |
Coordenadora explica como os pais podem denunciar os problemas |
Dona Maria José dos Santos possui quatro filhos matriculados na Escola Municipal Florentino Menezes e a distância dificulta o acesso à escola. “Por a escola ficar distante, meus filhos acabam vindo de bicicleta”, conta Maria. Esta realidade pode ser de muitos estudantes que se deslocam em meios alternativos para chegar à escola, um transporte escolar seria o meio correto para transportar os alunos com segurança.
De acordo com a coordenadora do Censo Educacional, os problemas apresentados pela comunidade serão analisados pelo MPE, que destinará os órgãos responsáveis para solucionar os problemas.
Por Adriana Freitas e Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B