Censo do MP viabiliza construção de no Bairro Coqueiral

Com vistas a absorver a demanda de alunos fora da sala de aula detectada pelo Censo Educacional, realizado no Bairro Coqueiral/Sagrada Família em março de 2008, o Ministério Público do Estado de Sergipe e as Secretarias Estadual e Municipal de Educação reuniram-se na última quarta, 20, para debater a construção de uma Escola naquele bairro. 

O número de salas para cada série já foi estabelecido na reunião. Serão abertas 600 novas vagas na Educação Infantil, com a construção de 6 berçários e 5 salas de pré-escolar. Serão, ainda, edificadas 13 salas destinadas ao Ensino Fundamental, das quais 8 serão para alunos da 1ª a 5ª série, e 5 para jovens da 6ª a 9ª série. Mais 3 salas serão construídas para os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante.

Ficarão sob responsabilidade do Município as salas destinadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, da 1ª à 5ª série. Ao Estado, por sua vez, caberá a responsabilidade pelas salas do Ensino Fundamental, da 6ª à 9ª série, e pelas do Ensino Médio Profissionalizante. De acordo com o número de salas e turnos oferecidos, a estimativa é que o Município tenha 1080 alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental, da 1ª a 5ª série, e o Estado mais 810 alunos no Ensino Fundamental, da 6ª a 9ª série, e no Ensino Médio, do 1º ao 3º ano.

Durante as discussões, a Procuradora Geral do MPE, Dra. Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, manifestou sua preocupação com os jovens, em relação à sua necessidade de emprego e perspectivas de integração ao mercado de trabalho. Sugeriu, então, que seja implementado o Ensino Médio Profissionalizante em áreas gerenciais, como cooperativismo, associativismo, contabilidade e administração, por exemplo, para que essa mão-de-obra possa ser aproveitada dentro do próprio bairro.

Outros aspectos foram, ainda, debatidos na reunião, como a preocupação com o Meio Ambiente na escolha do local onde a Escola será construída. Entende-se que grande parte da população daquele bairro vive do aproveitamento dos recursos naturais da região e, por isso, equipes de assessores e engenheiros dos três órgãos, além da EMURB, da CODISE e da SEPLAN, visitarão o bairro, às 9h do dia 22 de agosto, para que encontrem o melhor local para a edificação do Centro. A questão da segurança também foi levantada, e quanto a isso, o Ministério Público Estadual afirmou que começará a pleitear, junto aos órgãos responsáveis, a construção de uma Delegacia no Bairro Coqueiral, conforme foi feito no Bairro Santa Maria.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais