Censo educacional de Santana do São Francisco divulga resultados amanhã

Censo ocorreu em julho deste ano em todo o Município (Foto: Prefeitura Municipal/Arquivo Infonet)
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Ministério Público Estadual (MPE) farão nesta sexta-feira, 19, a divulgação dos resultados do Censo Educacional realizado no município de Santana do São Francisco. Os números serão divulgados a partir das 8h30, na sede da Escola Municipal Afonso de Oliveira Fortes, onde também serão realizadas as matrículas dos alunos previamente convocados.

O censo foi realizado no dia 1º de julho e contou com a participação de 13 agentes municipais de saúde, 196 entrevistadores, 20 técnicos do MP e policiais, além de 10 coordenadores executivos da Seed.

De acordo com a coordenadora do Censo Educacional pela Seed, Selma Siqueira, a pesquisa cobriu todo o município, incluindo as comunidades rurais Saúde, Coab Nova e Brejo da Conceição. O censo escolar tem como objetivo identificar as crianças e adolescentes que estão fora da escola e não têm sub-registro de nascimento. Também foram identificadas pessoas com necessidades educacionais especiais e analfabetas.

“O censo educacional dá uma visibilidade e um diagnóstico aos gestores municipais para que possam melhor elaborar suas políticas públicas. Com esses resultados, os administradores podem delimitar e planejar seus trabalhos, verificando as necessidades de construção e ampliação de escolas, creches e sistemas de transporte. É mais do que um censo educacional; é um censo social”, explicou Selma Siqueira.

Resultados

No dia 1º de julho, quando foi realizado o censo educacional, foram visitadas 1.567 localidades, entre residências e estabelecimentos comerciais. Nessa pesquisa foram encontradas 2.481 crianças na faixa etária de 0 a 18 anos, que frequentam a escola. Nessa mesma faixa etária foram identificadas 173 pessoas fora das salas de aula. Foram encontradas também 13 pessoas com necessidades especiais.

Já os números de analfabetos, a partir dos quinze anos,  que não frequentam a escola foram de 255 na zona urbana e 336 na zona rural. De acordo com a coordenadora Selma Siqueira, durante o processo de tabulação dos dados foram realizadas algumas visitas para verificar a veracidade das informações.

Além disso, aconteceram reuniões com diretores das escolas com a equipe do censo para demonstrar os resultados e solicitar uma prévia divulgação aos pais de alunos, visando aumentar o número de matrículas. “Com esses resultados, vamos fazer as matrículas das crianças que estão fora da escola e encaminhar os adultos para os programas especiais desenvolvidos pela Seed”, disse Selma.

Fonte: Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais