Censo Educacional tem início no conjunto Santa Lúcia

Promotor Orlando Rochadel na abertura do evento (Fotos: Juarez Silveira/Seed)

A 24ª edição do Censo Educacional, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), está sendo realizada nesta sexta-feira, 20, no conjunto Santa Lúcia, localizado no bairro Jabotiana, em Aracaju. A ação tem como finalidade fazer o levantamento de dados para identificar as crianças e os adolescentes que estão fora da escola e que não tenham sub-registro de nascimento. Além disso, deverão ser identificadas pessoas com necessidades educacionais especiais e analfabetas.

O lançamento do Censo Educacional aconteceu na sede do Colégio Estadual Manoel Franco Freire, onde estiveram presentes a primeira-dama do Estado e secretária da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; da secretária adjunta de Estado da Educação, professora Hortência Araujo, além de representantes do Ministério Público e outras autoridades.

Diversas residências foram visitadas

"A gente começou esse projeto como um desafio, e o importante é a somação de esforços. Precisamos entrar nas comunidades e conhecer a realidade delas. A luta não é só inserir essas crianças na escola, mas, principalmente, melhorar a qualidade da educação, do ensino e do aprendizado", disse Eliane Aquino.

A secretária adjunta de Estado da Educação, professora Hortência Araújo, falou sobre o censo, ressaltando as ações que serão realizadas após o levantamento de dados.  "Esse é um trabalho bastante complexo e precisa de muita tenacidade para ser realizado. Quando terminar, será elaborado um diagnostico para podermos planejar e desenvolver ações para os problemas que forem encontrados", explicou.

Diagnóstico

Os representantes do Ministério Público Estadual ressaltaram a importância do diagnóstico que será feito a partir das informações levantadas pelo Censo Educacional. "Essa é uma oportunidade para verificar se no bairro há a necessidade de construção de escola no local e ter um diagnóstico das crianças e adolescentes fora de sala de aula. É importante ter esses dados para que a Seed possa planejar o atendimento à demanda do Santa Lúcia", disse o promotor de Justiça Fausto Valois.

Também esteve presente o procurador geral da Justiça, Orlando Rochadel, que lembrou que a ação atinge outras áreas além da educação. "O Censo Educacional foi ampliado e transformado agora em Censo Social. Vamos diagnosticar os problemas da comunidade nas áreas da educação, saúde, meio ambiente, urbanismo e patrimônio público", afirmou.

Censo

De acordo com a coordenadora do Censo Educacional da Seed, Selma Siqueira, as entrevistas do censo estão sendo realizadas por 220 alunos, que têm como meta visitar 1.700 residências para o levantamento de dados. Ela ressaltou a importância de integrar ao Censo Educacional as outras áreas sociais. "O Ministério Público veio acoplar ao censo as demandas sociais da comunidade, verificando os anseios de todos. Esperamos que isso venha a dar um contexto único para o relatório que será feito e entregue aos gestores do estado e do município, para que possam dirimir as demandas da comunidade", afirmou.

Entrevistas

Os alunos passaram por diversas residências do conjunto Santa Lúcia, abordando os moradores e obtendo informações sobre a situação sócio-educacional de cada família. Uma das entrevistadas foi a dona de casa Ester Santana Leite, que afirmou ter duas filhas, ambas já estudando em nível universitário.

Outro morador foi o aposentado Antônio Hamilton Santos Freitas, que falou sobre a importância do censo. "Hoje em dia, sem educação, a pessoa não consegue muita coisa. Ao fazer essa campanha educativa para os jovens, estamos incentivando para que eles se empenhem mais nos estudos e alcancem bons resultados na vida", disse.

Já o promotor de vendas Adriano Rodrigues Santos, que mora na rua 1, afirmou que o censo pode melhorar a qualidade da educação e dar mais oportunidades a todos.

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais