Ciência da Computação exige que profissional se mantenha atualizado

Mateus Novaes diz que carreira exige atualização constante

Novidades no setor de informática e tecnologia surgem a todo instante. Acompanhar essas inovações e manter-se atualizado é um aspecto essencial para o profissional graduado em ciência da computação. É isto o que aconselha aos pré-vestibulandos o mestre em Informática Mateus Novaes, formado na área há quatro anos.

Para aqueles que ainda estão em dúvida sobre que carreira escolher, ele dá mais uma dica: “Tem que gostar das disciplinas de cálculo, porque elas trarão o conhecimento que o profissional mais vai utilizar”.

Isso porque ao ingressar na graduação, o universitário encara logo nos primeiros semestres conteúdos de Cálculo, Física e Lógica. As matérias de programação, um dos pilares do curso, virão a cada período, cada uma com seu foco. Ter conhecimentos em Inglês também é fundamental, pois grande parte da bibliografia necessária aos estudos é impressa nesse idioma. “É necessário conhecer nem que seja o básico dessa língua, ou o estudante deve construir essa base logo após a entrada na universidade”, ressalta Mateus.

Competências e Mercado de Trabalho

Entre as habilidades conquistadas ao longo do curso, o profissional formado em Ciência da Computação está apto a trabalhar na criação, desenvolvimento, controle e operacionalização de sistemas, bem como no campo da pesquisa e de análises de sistemas. “Aqui em Sergipe as empresas contratam, principalmente, para o desenvolvimento de sistemas. Mas apenas nas empresas cuja atividade fim é a informática é que moram as melhores oportunidades de crescimento”, explica o profissional.

No Brasil, conta Mateus, o mercado está concentrado em Brasília, nas empresas públicas e em São Paulo, por sua característica de metrópole ao reunir grandes empresas. No Nordeste a capital pernambucana desponta com as melhores oportunidades. “Além disso, a região Sul do país é um importante pólo de pesquisa em informática”, lembra.

Já Sergipe ele define como um mercado que “nem é forte e nem é fraco”. A dificuldade reside em aparecer grandes oportunidades, pois o porte das empresas locais não se assemelha às dos grandes pólos. O salário de um bacharel recém-formado é de R$ 1.500 em média. Em outras capitais e com a especialização do profissional esse valor pode subir.

Os estágios são recomendados apenas a partir do quarto período. “É o momento que o estudante tem uma bagagem mínima para atuação”, explica.

Especializações

Apesar de dispormos de duas universidades que oferecem a formação, nenhuma oferece cursos de Mestrado ou Doutorado. “Contamos com especializações na área de redes e engenharia de software”, conta Mateus. A saída para quem deseja seguir a carreira acadêmica é se inscrever em programas de universidades de outros estados.

O curso

Na UFS são ofertadas anualmente 100 vagas; na Universidade Tiradentes (Unit) são 50 – a cada vestibular. O título de bacharel em Ciência da Computação é conferido ao estudante após, no mínimo, quatro – e no máximo sete – anos de estudo. Constam no currículo, ainda, disciplinas como Banco de dados, Arquitetura de Computadores, Desenvolvimento de Software, Circuitos Digitais, Programação para Web, entre outros.

Atualização Profissional

Para Mateus, é essencial, ainda, que o profissional de ciência da computação se atualize, o que também se constitui numa das principais exigências do mercado de trabalho. “Se você ficar cinco anos parado, está totalmente desatualizado. Hoje os professores ensinam o que há de mais novo, mas se o profissional não se reciclar não tem como competir com alguém que esteja se formando agora”, confirma.

Ele ainda arrisca outras dicas: “Dedicar-se ao curso, levá-lo a sério mas não se prender apenas a ele. Muitas vezes a tecnologia avança mais rápido que a formação e o profissional deve se especializar e se qualificar como o mercado exige”, pontua.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais