![]() |
Andrea Versuti: "Desafio é debater o desenvolvimento da ciência em favor da cidadania" (Foto: Marcelo Freitas) |
A Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes, um dos maiores eventos científicos do Estado de Sergipe, chega à décima quinta edição com uma programação repleta de conferencistas de renome nacional e internacional, além de mais de 180 minicursos. A SEMPESq acontece entre os dias 28 e 31 deste mês, nos campi e polos de educação a distância da Unit, e traz como tema central “A difusão da ciência para a cidadania”. São parceiros na iniciativa, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (I-Tec) e a Embrapa Tabuleiros Costeiros.
“O principal objetivo da SEMPESq é divulgar trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Sergipe e na região. O tema escolhido para 2013 foi motivado pela necessidade de apontarmos estratégias para a disseminação científica, que aproximem os resultados científicos das mais diferentes camadas da população. O desafio proposto é transferir estes conceitos e debater as formas de ação para o desenvolvimento desta perspectiva ampliada de ciência em favor da construção da cidadania”, explica a professora Andrea Versuti, coordenadora de Pesquisa da Universidade Tiradentes.
A conferência de abertura, sobre o tema central do evento, será proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ildeu de Castro Moreira. Doutor em Física pela UFRJ, Ildeu trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), de história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e comunicação pública da ciência. Coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos anos de 2004 a 2012 e foi diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. Recebeu os prêmios da RedPop – Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y Caribe, em 2007, e José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq, em 2013.
O professor Ildeu abre uma serie de conferências que terá como ministrantes outros cientistas renomados, como o professor doutor Manuel Assunção, reitor da Universidade de Aveiro, em Portugal; a professora Maria Lúcia Maciel, doutora em Sociologia pela Université de Paris VII, na França, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (LIINC), diretora do Instituto Ciência Hoje e secretária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outros.
Assim como as conferências, os mais de 180 minicursos da 15ª Semana de Pesquisa englobam todas as áreas do conhecimento. Os temas são variados: utilização de jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física; jornalismo esportivo; planejamento tributário; influência da televisão para crianças e adolescentes e sua relação com o Direito; utilização de energia solar com baixo custo; violência contra a mulher; gastronomia, entre outros.
Fonte: Ascom Unit