
As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) serão aplicadas no turno da tarde, neste domingo, 5, de forma simultânea, em todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Em Sergipe, 12.357 candidatos farão as provas, distribuídos em 20 locais em Aracaju e Itabaiana. O certame tem, ao todo, 761.545 em todo o país.
Para saber onde fará a prova da primeira fase do CNU 2025 neste domingo, o candidato deve acessar o cartão de confirmação de inscrição, onde está a informação do endereço completo do local de aplicação local de prova e até o número da sala.
O documento está disponível no site da banca examinadora do certame da Fundação Getúlio Vargas, ou na Página de Acompanhamento, com login e senha pelo portal único de serviços digital do governo federal, o Gov.br.
O cartão traz ainda o horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como a necessidade de atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
Levar o cartão impresso é opcional, mas é recomendado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Provas objetivas
As provas objetivas serão dos nove blocos temáticos de nível superior e médio, que agrupam cargos de áreas afins.
Neste domingo, a primeira fase será composta por 90 perguntas de múltipla escolha, para o nível superior, e por 68, para o nível intermediário.
Somente os candidatos habilitados nesta primeira etapa serão convocados para fazer a prova discursiva em 7 de dezembro.
Horários
O Ministério da Gestão orienta o candidato a chegar ao local das provas com, pelo menos, duas horas de antecedência para o início de cada turno de provas, munidos de documento oficial com foto e caneta preta fabricada em material transparente.
Neste domingo, os portões irão abrir e fechar, respectivamente, às 11h30 e 12h30, no horário de Brasília.
Em nenhuma hipótese os candidatos poderão acessar os locais de prova após o fechamento dos portões.
O início da aplicação está marcado para 30 minutos depois, pontualmente às 13 horas, tanto para quem concorre a cargos de nível superior, quanto para os de nível intermediário (médio e técnico).
Os participantes que prestarão as provas em locais com fuso horário diferente do de Brasília, deverão seguir o horário oficial, da capital federal.
Duração
Para todos os cargos de nível superior, as provas objetivas terão a duração de cinco horas. Neste 5 de outubro de 2025, serão aplicadas das 13h às 18h, no horário de Brasília.
E os candidatos de todos os cargos de nível intermediário, farão as provas objetivas das 13h às 16h30, ou seja, com duração de 3 horas e 30 minutos.
Mas, para o candidato que teve aprovada a solicitação de tempo adicional será de mais 60 minutos.
O candidato somente poderá levar o caderno de prova, caso a sua saída ocorra durante a última hora do horário determinado para o término das provas.
As três últimas pessoas candidatas a terminarem as provas deverão permanecer juntas na sala de aplicação, sendo liberadas somente após as três terem entregado os materiais de prova e terem seus nomes registrados na ata de sala.
Segurança e logística
Neste domingo, cerca de 85 mil colaboradores estarão envolvidos na logística e segurança da aplicação do chamado Enem dos Concursos.
O certame também conta com a segurança reforçada em uma rede de aplicação integrada por diversos órgãos públicos.
Do total de colaboradores, 11 mil são agentes da área de segurança da rede formada pela Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A Força Nacional também está apoiando a realização do concurso, atuando nos estados do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Acre.
Toda a dinâmica e ocorrências da primeira fase do CNU 2025 será monitorada no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, localizado em Brasília.
Em Sergipe, as ações serão realizadas em Aracaju, onde concentram-se as maiores demandas relacionadas à segurança de locais de prova, à proteção de depósitos de materiais sensíveis e ao policiamento dos entornos das instituições de ensino. Já em Itabaiana, polo relevante do interior, serão desenvolvidas ações tanto de policiamento interno como de acompanhamentos logístico e operacional, assegurando que os candidatos tenham tranquilidade durante todo o certame.
CNU 2025
A FGV executa a segunda edição do CPNU, sob coordenação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do MGI.
Do total de vagas ofertadas, há 3.144 para o nível superior e 508 para o nível intermediário. Serão 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados.
Com informações da Agência Brasil