CNU2: governo divulga divisão de cargos dos nove blocos temáticos

Inscrições começam na segunda quinzena de julho; provas serão aplicadas em outubro e dezembro de 2025.

CNU2: governo divulga divisão de cargos dos nove dos blocos temáticos (Foto: Freepik)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quinta-feira, 26, a divisão dos cargos e especialidades nos nove blocos temáticos que irão compor a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), conhecido como o “Enem dos Concursos”. O objetivo, segundo a pasta, é facilitar a escolha dos candidatos no momento da inscrição, prevista para a segunda quinzena de julho.

Ao todo, serão oferecidas 3.652 vagas para 36 órgãos federais, sendo 3.144 para cargos de nível superior e 508 de nível intermediário. Desse total, 2.480 vagas são para provimento imediato, e 1.172 serão preenchidas em um segundo momento, após a homologação dos resultados.

O edital completo com as regras e os prazos será publicado na próxima semana. A organização do concurso ficará a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Blocos temáticos

O modelo de agrupamento por áreas de atuação semelhante já foi utilizado na primeira edição do concurso e tem o objetivo de alinhar melhor o perfil dos candidatos às demandas dos órgãos públicos. Com uma única inscrição, o candidato poderá disputar diversos cargos dentro do mesmo bloco temático, bastando indicar a ordem de preferência.

Os nove blocos temáticos definidos para o CPNU 2 são:

  1. Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência

  2. Cultura e Educação

  3. Ciências, Dados e Tecnologia

  4. Engenharias e Arquitetura

  5. Administração

  6. Desenvolvimento Socioeconômico

  7. Justiça e Defesa

  8. Intermediário – Saúde

  9. Intermediário – Regulação

Segundo o MGI, a segmentação aumenta as chances de aprovação e reduz a evasão, ao promover maior aderência entre o perfil dos aprovados e as políticas públicas a serem executadas.

Provas e etapas

As provas serão realizadas em duas etapas e aplicadas em 228 municípios de todas as regiões do Brasil, a até 100 km da residência do candidato.

  • Primeira etapa (objetiva): 5 de outubro de 2025

  • Segunda etapa (discursiva): 7 de dezembro de 2025 (somente para aprovados na primeira fase)

  • Resultado final: fevereiro de 2026

Alguns cargos também exigirão avaliação de títulos.

Informações oficiais

O Ministério da Gestão criou um site exclusivo com todas as informações sobre o CNU 2025, que deverá ser utilizado como a principal fonte de consulta pelos candidatos.

por João Paulo Schneider 

Com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais