
Quase metade dos candidatos inscritos em Sergipe para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) não compareceu aos locais de prova neste domingo, 5. De acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o estado registrou 49,4% de abstenção, um dos índices mais altos do país.
Dos 12.357 inscritos em Sergipe, aproximadamente 6.100 deixaram de comparecer. As provas foram aplicadas em 20 locais, distribuídos entre os municípios de Aracaju e Itabaiana, no turno da tarde.
No cenário nacional, o concurso teve mais de 761 mil candidatos inscritos e registrou 324.971 ausentes, o que representa uma média nacional de 42,8% de abstenção. O estado com maior número de faltosos foi o Amazonas (51,2%), seguido do Acre (50,3%). O menor índice foi registrado no Distrito Federal (30,8%).
O gabarito preliminar das provas objetivas está previsto para ser divulgado ainda nesta segunda-feira, 6, por volta das 10h, conforme o MGI.
O CNU 2025 visa preencher vagas em diversos órgãos e entidades da administração pública federal, organizadas por blocos temáticos. Esta é a segunda edição do modelo unificado, inspirado em formatos como o Enem, que busca ampliar a transparência e a eficiência nos concursos públicos federais.
por João Paulo Schneider