Colégio desenvolve Projeto Oito Jeitos de Mudar o Mundo

Ação é do Colégio Estadual Professor Paulo Freire

Despertar a cidadania. É com esse objetivo que o Colégio Estadual Professor Paulo Freire, em Aracaju, está realizando o Projeto Oito jeitos de Mudar o Mundo, culminando a Gincana do Milênio. A ação teve início na segunda-feira, 7, e se estenderá até a sexta-feira, 11.

Cerca de 450 alunos do turno da tarde, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, juntamente com seus professores e equipe diretiva, estão participando das atividades.

De acordo com a coordenadora Lícia Martha Daniel Oliveira, o projeto é baseado nos oito objetivos do milênio, propostos no ano de 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Queremos desenvolver nos nossos alunos o senso de cidadania, mostrar que eles fazem parte de uma comunidade e que através dessa corrente do bem eles podem alcançar resultados melhores", declarou.

Para cada proposta está sendo realizada uma atividade, sejam trabalhos em sala de aula, palestras, filmes, oficinas, entre outras. No primeiro dia foi exibido o filme Wall-E, sobre sustentabilidade, com a participação do professor do IFS Luiz Carlos Gonçalves. Houve também uma oficina de reaproveitamento de alimentos.

As oito propostas são: Erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Tarefas

Ao longo de cada proposta apresentada, os estudantes desenvolvem uma atividade específica. Em relação a meta " Acabar com a fome e a miséria", houve a oficina de reaproveitamento de alimentos. Cada Equipe elaborou uma receita em que na execução tenha reaproveitado ingredientes cujo costume é ser descartado.

Na proposta "Educação básica de qualidade para todos", a tarefa será criar estórias em quadrinhos com o tema "Saúde e Higiene Pessoal". Já no tema "Igualdade entre os Sexos e Valorização da Mulher", os alunos deverão criar e apresentar uma música sobre "Igualdade entre os Sexos e Valorização da Mulher". A letra da música deverá ser inédita, mas poderá ser uma paródia.

Para a proposta "Reduzir a Mortalidade Infantil", a atividade será a construção de cartazes sobre alimentação e hábitos saudáveis adequada para criança. Já no tema "Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente", os estudantes irão fazer uma colagem em que que selecionarão hábitos e atitudes em imagens que serão disponibilizadas para esse fim.

Já para a meta "Combater o HIV/AIDS Malária e outras doenças", será realizada uma palestra no dia 10 com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde. Na proposta "Garantir a Sustentabilidade Ambiental", os alunos participarão da tarefa de conservação do ambiente escolar. Durante toda a semana, as equipes serão avaliadas pela limpeza e conservação da escola. Será designado um avaliador que fará visitas no final de cada turno observando o ambiente deixado por cada equipe.

Para a realização da última proposta, que é "Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento", os alunos farão uma visita ao SAME.

Fonte e foto: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais