![]() |
(Fotos: Juarez Silveira) |
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, está implantando no Colégio Estadual Nilson Socorro, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, o projeto Semeando Verde. Na manhã desta segunda-feira, 13, aconteceu palestra para sensibilizar os alunos sobre o projeto. O Semeando Verde é uma das ações do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, que está em parceria com a ONG Canto Vivo na educação ambiental e arborização das unidades de ensino.
Segundo Maria Angélica Costa, coordenadora do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, a iniciativa de implantar o projeto na escola veio dos próprios alunos e professores que queriam aproveitar as áreas vazias na instituição. "Como o Colégio já está inserido dentro do Programa Cidadania e Paz, resolvemos integrá-lo pelo projeto Semeando Verde, já que no colégio existe uma carência de arborização. Montamos um projeto e estamos implantando.
A primeira etapa é a conscientização junto aos alunos, depois vamos fazer o plantio de mudas de árvores com o apoio da ONG Canto Vivo, que fez as doações das mudas e sementes", explicou a coordenadora.
Na oportunidade, a responsável pela ONG Canto Vivo, Cristiane Nogueira, proferiu palestra para sensibilizar os alunos sobre o que está sendo implantado na instituição. Cristiane destacou a importância da participação dos alunos no projeto, que irá integrar inicialmente alunos do 5º ano do ensino fundamental. Além disso, o projeto irá realizar, além do plantio de mudas e sementes, uma atividade com materiais reciclados e instalação de uma horta comunitária.
Para a coordenadora do Colégio Nilson Socorro, Marta Carvalho, é um projeto de grande importância para a instituição. "Vamos exaltar a autoestima dos alunos, valorizar o espaço e melhorar a qualidade de vida. Acredito que todos os alunos devam participar. Vamos trabalhar muito com a conscientização de meio ambiente e respeito ao próximo. Como os próprios alunos vão trabalhar, acredito que eles se sentirão mais estimulados a preservar o local", enfatizou a coordenadora.
Mobilização dos alunos
A professora de Biologia, Miralda Bezerra, está esperançosa com o projeto. "Faz tempo que percebemos a necessidade de uma arborização do Colégio. As árvores dão vida ao lugar, além de proporcionar maior qualidade de vida, porque purifica o ar, ajuda na sensação térmica e embeleza o lugar", disse a professora.
Para a estudante Émile Sobral, 11 anos, do 6º ano, a iniciativa veio em boa hora e com certeza irá mobilizar os alunos. Já o estudante Gleibson Assunção, 12 anos, do 6º ano, acredita que o projeto irá mobilizar os estudantes para o maior cuidado com o meio ambiente. "Acho que as ações que estão acontecendo no colégio devem ser ampliadas também para outros ambientes. Temos que ter essa consciência de meio ambiente sempre. Percebo que ultimamente estamos com menos verde na cidade, e o clima está ficando mais quente. Tudo está interligado", ressaltou o estudante.
Font: Ascom Seed/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B