O comando nacional de greve dos professores das universidades federais, por 9 votos a 2, decidiu conclamar a categoria docente ao retorno às aulas. A expectativa agora é que o impasse seja resolvido de forma mais rápida e que a UFS inicie imediatamente o segundo semestre letivo de 2005. O comando pretende encerrar a greve na próxima segunda-feira, 19. Consta do boletim número 45 da entidade um indicativo de saída unificada da paralisação.
“O quadro é claro. A maioria dos professores, nas assembléias, está indicando o fim da greve”, informa o documento. Nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16, os professores que continuam em greve fazem nova rodada de assembléias para votar a proposição do comando nacional, que solicita repasse imediato dos informes. Ainda amanhã, 16, o comando avaliará os resultados das assembléias.
A votação que indicou a saída unificada da greve para a segunda-feira teve nove votos do comando nacional a favor, dois contra e uma abstenção. Das 61 instituições federais de educação superior do país, 22 não entraram em greve. Das outras 39, dez já voltaram ao trabalho e outras seis aprovaram indicativo de volta às aulas até segunda-feira: Rondônia, Acre, Pelotas (RS), Paraíba, Santa Maria (RS) e Piauí. Os professores da UFS decidiram ontem manter a greve e o sindicato da categoria, a Adufs, convocou nova assembléia para a próxima terça-feira.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B