Começa a disputa no Vestibular da Unit

Candidatos concentrados na hora das provas
Mais de cinco mil candidatos estão concorrendo ao Vestibular da Universidade Tiradentes, cujas provas iniciaram neste domingo, 14, prosseguindo até a segunda-feira, 15, a exceção das avaliações para os cursos superiores de tecnologia, realizadas somente no primeiro dia do concurso.  A instituição oferece 35 cursos de graduação e tecnológicos distribuídos nos Campi Aracaju, Farolândia, Estância, Itabaiana e Propriá. São 4.375 vagas ofertadas no Processo Seletivo 2009.1. Os portões foram abertos às 7h e fechados com 15 minutos de tolerância, às 8h15.

 

A novidade entre os cursos oferecidos é que este ano, a instituição implantando os cursos de Letras Inglês, Ciências Econômicas e Turismo, na graduação e Tecnologia em Sistemas de Internet, que tem duração de 2,5 anos.  Entre as provas de Português, Inglês, Física, Geografia, Biologia, Matemática, História e Redação, esta era a mais aguardada pelos candidatos.  E a maioria dos candidatos gostou do tema: “Seria o trabalho voluntário eficaz para a melhoria dos indicadores sociais no Brasil?”.

 

Fila para imprimir o cartão de identificação
Uma grande movimentação se formou na porta da Universidade Tiradentes, na Farolândia, a partir das 6h30, quando integrantes da Comissão de Processo Seletivo (Compese), acompanharam a entrada dos candidatos, solicitando a carteira de identidade e o cartão de identificação.  Muitos deles, ainda sem o cartão de identificação, o que gerou uma fila enorme.

 

“Nós disponibilizamos os cartões de identificação na Internet, cinco dias antes das provas, sem contar que os candidatos podiam vir pegar na própria instituição, mesmo assim, muita gente está na fila para imprimir”, ressalta o coordenador de processos seletivos da Unit, Denisson Gois Menezes Aragão.

 

Ele informou que os gabaritos estarão disponibilizados quatro horas após o término das provas. E que o resultado do concurso está previsto para o próximo dia 19 de dezembro.  As aulas iniciam no dia 2 de fevereiro.

 

Estandes

 

Como acontecem todos os anos, escolas da rede particular de ensino montaram estandes para dar apoio aos alunos.  Foram distribuídos, além de abraços e palavras de incentivo, água mineral e chocolates. “Estamos dando apoio aos nossos alunos. Abraços e gestos de confiança fazem a diferença neste momento em que os candidatos devem estar tranqüilos, até porque foram preparados durante todo o ano”, afirma o coordenador do Colégio Módulo, professor Paulo Mesquita.

 

Vera Lúcia acompanhou a filha até o portão de entrada
Presença dos pais

 

Vários pais se fizeram presentes no Campusda Unit, acompanhando os filhos no que consideram um dos momentos mais importantes na vida de toda a família.  “A minha vontade era a de ir com minha filha até a porta da sala, mas como não é permitido, estou olhando de longe para que ela se sinta mais protegida”, ressalta Vera Lúcia Barbosa, ao acompanhar a filha Nanete que presta vestibular para Odontologia.

 

 “O apoio moral e psicológico dos pais é muito importante. Mesmo meu filho Pedro já tendo entrado para fazer as provas, estou aqui observando a juventude em busca do seu idealismo”, completa Eriberto Vieira.

 

Os atrasados tiveram de correr para não perder o concurso
Atrasados

 

Alguns candidatos chegaram correndo para não perder as provas.  Uns por conta da demora dos ônibus, outros porque saíram para relaxar na noite do sábado, 13, e acabaram perdendo a hora. “A nossa intenção não é prejudicar ninguém e assim, demos uma tolerância de 15 minutos, para que todos pudessem fazer as provas”, destaca o coordenador do Processo Seletivo da Unit, Denison Aragão.

 

Concorrência

 

Este ano, o curso mais concorrido foi Enfermagem, com o índice de 8,5 pessoas por vaga.  Em seguida, aparece o Tecnológico de Petróleo e Gás, com 6,7.  Direito vem em terceiro lugar, com 4,8 de concorrência. “Como de praxe, a Universidade Tiradentes pesquisa e investe para dar aos seus candidatos opções que atendam às necessidades do mercado de trabalho. Um bom exemplo disso é o nosso curso de tecnologia em Petróleo e Gás, que ainda hoje é recordista de inscrições”, afirma o coordenador Denisson.

 

Por Aldaci de Souza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais