Como melhorar a comunicação interna para potencializar o desempenho humano nas instituições

Caros internautas, em tempos de permanentes mudanças, a comunicação exerce um papel determinante na direção do SUCESSO. Por isso resolvi apresentar algumas dicas para melhorar a comunicação interna da sua Instituição de Ensino.

Aproveito para disponibilizar o meu email caso você queira sugerir novos assuntos ou comentar esse texto andrepestana@andrepestana.com.br

A Comunicação Clara, Curta e Rápida: Caro diretor, precisamos de uma vez por todas abolir as circulares enfadonhas, cansativas, prolixas. É necessário explicitar o que pretende com o comunicado. Para não errar faça algumas perguntas para Você mesmo antes de avançar. O que pretendo dizer. Para quem irei me comunicar.

A Comunicação Consistente : O grau de relevância da comunicação é fator determinante na escolha dos meios a serem utilizados e inclusive na necessidade de detalhamentos, reuniões e apresentações em slides. O que quero dizer é o seguinte. Nossos diretores costumam parar toda a escola para falar acerca de um evento ou processo que está focado especificamente em um departamento. E, para isso, prepara, muitas vezes apresentações em slides, ocupando o seu pessoal de apoio para tratar de um assunto que a rigor poderia ser conversado em uma simples reunião. Portanto, mais uma vez faça uma pergunta mágica: Porque estou fazendo essa comunicação ( grau de relevância ) e Para quem estou fazendo a comunicação

A Comunicação Contínua e Frequente: É necessário que o gestor desenvolva uma cultura de relacionamentos. É fator determinante para a sobrevivência da Instituição que as informações estejam disponíveis e de fácil acesso e compreensão. Antes de a escola pensar em contratar um programa de informações gerenciais – SIG – é necessário que o diretor seja o principal incentivador da ferramenta. E o início desse processo se dá através do contato humano. Portanto chame o seu porteiro e veja se ele não tem nada de interessante para comentar a respeito dos alunos, pais, babás. Faça reuniões com o pessoal administrativo e procure conhecer as suas opiniões a respeito do desenvolvimento do seu trabalho e como os alunos encaram itens como limpeza, espaço físico, banheiros, bebedouros, quadras.

Finalmente não esqueça que a comunicação é uma ferramenta que não se deixa engessar. Então, antes de sair por aí copiando e colando faça uma análise da sua organização, leve em consideração aspectos humanos, gerenciais, avalie a cultura participativa do grupo. Faça uma autoavaliação e procure identificar como você – Diretor da escola – se comunica com os diversos grupos ( internos e externos ). Qual a imagem que os seus pares têm da sua gestão.

Não se afobe e lembre-se: Antes de convencer as pessoas de fora que a sua escola é excelente, trate de convencer o seu grupo interno. Serão eles os principais agentes transformadores e motivadores de qualquer organização, seja ela pública ou privada.

* Prof. André Pestana: Um dos mais renomados teóricos em Gestão Educacional com ênfase empresarial do Brasil. Especialista em Marketing Educacional. Autor de vários livros, entre eles – Gestão e Educação: Uma Empresa Chamada Escola. Diretor Presidente da Gala Comunicação e Educação Integradas. Coordenador e Professor do MBA Gestão de Instituições Educacionais da Universidade Católica de Brasília – Unidade RJ. Possui artigos nas principais publicações do segmento no Brasil. Parceiro da rede Católica de Educação. Representante da Fundação Universa. Foi Diretor de Marketing da Universidade UNIGRANRIO.Consultor em gestão estratégica de inúmeras instituições de ensino no Brasil. Conferencista de renome nacional.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais