Comunidade escolar exige segurança por parte da PMA

Unidade é alvo de meliantes pela quinta vez este ano (Fotos: Portal Infonet)

Com a sequência de assaltos e atos de vandalismo praticados contra a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Nunes Mendonça, localizada no bairro Atalaia, profissionais da unidade e pais de alunos exigem medidas mais efetivas por parte da Prefeitura de Aracaju. O mais recente fato criminoso ocorreu na madrugada da última segunda-feira, 7, quando funcionários encontraram, por volta das 6h30, vestígios de arrombamento.

De acordo com a secretária Josefa Acácia dos Santos, é a quinta ocorrência registrada este ano. “Além de uma porta de zinco danificada, os meliantes utilizaram um extintor de incêndio para quebrar uma parede, jogaram gêneros alimentícios no chão, deixaram refrigeradores abertos, destruíram fraldas descartáveis a serem usadas por crianças no berçário da Emei e roubaram aparelhos de som e de DVD. Um ato de vandalismo”, assegurou a funcionária.

Outros arrombamentos

Ronaldo: "Não me sinto inseguro em manter meu filho na escola porque vândalos só aparecem nas madrugadas"

Josefa lembra de outras ocorrências semelhantes, em que roubaram merenda escolar, uma bomba de água e quebraram o único liquidificador industrial da escola. Segundo a professora Josilene Prado, os fatos não impediram o funcionamento da unidade escolar, mas são indicadores da ausência de medidas de proteção.

“O local onde a escola está instalada é perigoso e não há vigilantes na unidade. Há desfalque de funcionários, por isso adiamos por 13 dias o início do ano letivo como forma de protesto. Nossa intenção é de que o prefeito de Aracaju atente para as nossas necessidades, uma vez que o agravamento dessa situação se deu nessa última gestão municipal”, denunciou Josilene, que adere ao silêncio de muitos o receio por perseguições.

Segundo informações obtidas na escola, a diretora da Emei realizou boletim de ocorrência e contactou a Secretaria Municipal da Educação (Semed) para tratar do caso. O pai de aluno Ronaldo Adriano Feitoza ressalta que só não se sente inseguro em deixar o filho na escola porque os atos de vandalismo acontecem fora do horário do expediente. “Geralmente acontecem durante as madrugadas. Porém, caberia ao prefeito investir mais em segurança”, destacou.

Semed

Semed assegura que base fixa da GMA será instalada

Segundo a Assessoria de Comunicação da Semed, a secretaria está impossibilitada de realizar levantamento de muro nas escolas e de instalar cerca elétrica por determinação judicial. A contratação de um vigilante para a unidade, segundo o órgão, não seria possível dado o custo para contratação do serviço, justificado com a redução da arrecadação financeira dos municípios brasileiros nos últimos três anos (queda da receita).

Como medida de segurança, a Semed assegura que, mediante parceria com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), um projeto que consiste na montagem de uma base fixa da GMA deverá ser implantado na Emei. Professora Nunes Mensonça, a fim de inibir a ação de meliantes.

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais