Comunidade faz novo ato pela Escola Francisco Portugal

Pais e professores se reuniram em frente à escola Francisco Portugal (Fotos: Portal Infonet)

Everalda e os dois filhos

Everalda e a professora Betânia

Professores e pais de alunos da Escola Estadual Francisco Portugal se reuniram para uma caminhada nesta quinta-feira, 22, em protesto às mudanças feitas na grade da instituição. A partir de 2015, algumas turmas foram extintas e outras tiveram seu turno alterado. A comunidade pede que a escola volte a funcionar normalmente. O ato aconteceu por volta das 19h.

A professora Betânia Torres é uma das participantes do movimento e fala que a caminhada serve para chamar a atenção da comunidade do bairro Augusto Franco, onde a escola se encontra, para a situação. “Só queremos que a escola volte a funcionar como sempre foi. A escola tomou essa decisão sem a consulta dos professores. Foi uma atitude autoritária”, disse Betânia.

Nas mudanças para 2015, conforme os manifestantes, consta a extinção da primeira e segunda série do ensino fundamental, e também a alteração nos terceiro, quarto e quinto anos, que serão apenas pela manhã, quando antes também tinham turno vespertino.

“A comunidade tem que se solidarizar. A criança tem que estudar perto de casa, está na Constituição Federal. Falta diálogo da direção com a comunidade. A comunidade está ansiosa para que essa situação mude”, disse Betânia.

Everalda Germano tem dois filhos, um de 6 e outro de 10 anos. Eles são estudantes da Francisco Portugal e apresentam problemas de comportamento e aprendizado. Ela teme que as alterações realmente entrem em vigor. “Eles têm que ficar nessa escola. Eu moro aqui do lado, caso eles tenham algum problema, eu corro aqui pra ver. Agora, se um vai pra cada lado, como eu faço? Não tem como”, disse a mãe.

SEED

O Portal Infonet tentou entrar em contato da Secretaria de Estado da Educação (Seed), através de sua assessoria de comunicação, mas não obteve êxito. A equipe de reportagem está à disposição através do jornalismo@infonet.com.br e do (79) 2106 8000.

Em nota divulgada na tarde de hoje, a Seed havia explicado que a unidade de ensino, terá no turno da manhã, a oferta de matrículas para alunos do 1º, 2º, 3º 4º e 5º ano, e duas turmas de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para os alunos especiais. Já no turno da tarde, segundo a Sees, serão ofertadas matrículas para alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano. A Seed disse ainda que a medida provará uma redução da oferta de novas vagas para o 3º, 4º e 5º anos, cuja procura está em crescimento na escola.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais