Concurso da UFS: dicas com a professora Fabyana Muniz

Fabyana Muniz: “Não há questões de ‘decoreba’” (Foto: Divulgação)

A prova de português é a grande inimiga de muitos concurseiros que sonham com a estabilidade financeira do cargo público. No próximo dia 18 desse  maio, milhares desses estudantes disputarão 196 vagas ofertadas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). A poucos dias do processo seletivo, o Portal Infonet traz dicas de português para facilitar a vida do candidatos com a professora Fabyana Muniz.

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e especialista em Língua Portuguesa e Literatura, e em Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fabyana explica que as provas do concurso da UFS são elaboradas pela UFRN, que apresenta um estilo nada tradicional. “A prova de Português, por exemplo, é baseada na análise do texto. Há muitas questões de interpretação textual”, comenta.

Fabyana esclarece que as questões gramaticais da UFRN exigem dos candidatos uma análise morfossintática baseada no texto. “Não há questões de ‘decoreba’, todavia, nas provas analisadas por mim, constatei que apenas algumas questões de concordância, pontuação e crase fundamentam-se mais na prescrição gramatical”, diz.

Segundo a docente, nas questões que solicitam a reescritura adequada de um trecho extraído do texto, é necessário o candidato analisar vários aspectos gramaticais, os elementos coesivos e a coerência, poiz o enunciado não informa que problema gramatical ou semântico deve ser observado. Ou seja, todos os aspectos linguísticos devem ser analisados pelo concursando.

“Claro que é preciso eleger alguns aspectos gramaticais, como concordância, regência, entre outros. Dessa forma, o candidato vai eliminando as alternativas. Por exemplo, se encontrar, numa alternativa, um erro de pontuação, já passa para a outra e, assim, sucessivamente, até encontrar a resposta correta. Evidentemente, depois de praticar algumas questões envolvendo reescritura, ele encontrará uma forma bem simples de resolvê-las”, garante a professora.

Fabyana Muniz também aconselha os candidatos a estudarem respondendo às questões da própria UFRN. “Dessa forma, o concursando entra em sintonia com a concepção que perpassa a prova e no dia do concurso não terá surpresas negativas”, afirma.

“O concurso é um jogo de titãs e aquele jogador mais preparado física e intelectualmente será o vencedor, por isso, é importante revisar o conteúdo de forma aprofundada, sistematizada e com profissionais competentes”, acrescenta a professora.

A professora paraibana Fabyana Muniz, ministrará nesta segunda-feira,12, um aulão gratuito, a partir das 19 horas, no auditório da Fundação São Lucas, Bairro São José. Mais informações sobre a palestra gratuita da professora Fabyana Muniz podem ser obtidas por meio dos telefones (79)3246-0672 ou 9660-5757.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais