“Conduta Consciente” visa mobilizar sociedade em prol de si mesma

Segurança, meio ambiente, responsabilidade social e saúde são peças de um só quebra-cabeça que a Universidade Tiradentes quer montar com a ajuda da sociedade sergipana. Um desafio que a maior instituição de ensino superior privado do Estado assume através do programa Conduta Consciente.

A apresentação do projeto aconteceu na manhã desta sexta-feira, 18, em Aracaju. Marcaram presença no evento representantes de escolas da rede pública e particular, jornalistas e colaboradores da universidade, os quais serão protagonistas do pontapé inicial do programa.

O ‘Conduta Consciente’ consiste no incentivo às práticas saudáveis e simples do dia-a-dia, que quando praticadas individualmente têm o poder de causar impacto na convivência coletiva. Atravessar a rua na faixa de pedestres, escovar os dentes adequadamente e separar o lixo reciclável do orgânico são alguns exemplos.

Parceria com a CARE

Jouberto Uchôa Júnior, pró-reitor administrativo da Unit
E por falar em lixo reciclável, compareceu à apresentação do projeto a diretoria da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), que firmou parceria com a Unit para a implantação de coleta seletiva nos campi da instituição, beneficiando assim as 23 famílias que vivem da venda de material reciclável.

“A iniciativa da Universidade Tiradentes é muito importante e deve ser copiada. A Care poderia ter mais famílias cooperadas se as empresas e as pessoas se conscientizassem e fizessem a coleta seletiva do lixo”, fala Vaneide Ribeiro, da diretoria da cooperativa.

O pró-reitor administrativo Jouberto Uchôa Júnior, representando o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa, realça que o projeto apenas foi concebido na instituição, mas não pertence a ela. “Queremos que as escolas levem essa idéia para a sala de aula, de desenvolver a sociedade através de ações comunitárias”, disse.

Projetos de extensão

Para dar consistência a todo o discurso sobre responsabilidade social e ambiental proferido no evento de apresentação do programa, coordenadores e diretores dos projetos de extensão da Unit apresentaram um resumo do trabalho que desenvolvem junto à sociedade com palavras e números.

A Clínica de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM), o Centro de Atendimento Psicossocial, o Escritório de Arquitetura e o premiado Centro de Educação da Unit são três exemplos de programas cujos gráficos de atendimentos à comunidade aracajuana só apresentam crescimento.

Por Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais