Conferência Estadual de Educação discute ações para o setor

Encontro aconteceu nesta quarta-feira, 23 (Foto: Janaína Santos)

A Conferência Estadual de Educação de Sergipe, promovida pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), foi aberta na noite da última terça-feira, 23, no auditório do Hotel Orion, em Aracaju. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho; da presidente do Fórum Nacional de Educação, Maria Ester Galvão de Carvalho, e de diversos segmentos da sociedade, entidades e setores educacionais. O encontro é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontecerá em Brasília, no período de 21 a 23 de novembro.

O tema da CONAE 2018 é “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Na abertura da Conferência Estadual, o secretário de Educação, professor Josué Modesto, falou sobre a necessidade da participação da sociedade nos debates pela melhoria da educação. “Um dos grandes avanços da sociedade brasileira foi criar e fomentar a ideia de que é preciso participar mais ativamente. Não se trata apenas de ter bons gestores na educação, nem de ter professores qualificados. Trata-se de a sociedade entender o processo educacional, demandar uma educação de qualidade e acompanhar muito ativamente”, afirmou.

O coordenador geral do Fórum Estadual de Educação, Jonas José de Matos Neto, destacou a importância da conferência. “É para que as políticas públicas de nível nacional sejam ressignificadas em níveis estadual e regional. Para que possamos pensá-las levando em consideração não apenas os princípios gerais, mas também as diversidades locais. Discutiremos oito eixos temáticos, como o acesso, permanência, gestão democrática, carreira e salário do professor, remuneração, investimento em políticas educacionais, diversidade e outros assuntos”, explicou.

Conferência Estadual

Antes da Conferência Estadual, foram realizadas seis conferências intermunicipais, nas quais foram eleitos delegados que irão analisar as proposituras feitas ao documento referência fornecido pelo Fórum Nacional de Educação. “O resultado seguirá para Brasília, na CONAE, como um documento referência para nortear as políticas públicas para o estado de Sergipe”, disse Jonas Matos.

A Conferência Estadual contou com a participação da presidente do Fórum Nacional de Educação, Maria Ester Galvão de Carvalho, que proferiu palestra com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito e educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. De acordo com ela, esse encontro concretiza o objetivo de rediscutir a educação e revisitar o Plano Estadual de Educação a partir dos planos municipais e colocar em pauta as discussões sobre temas de interesse social.

“Alguns temas são de caráter vitalício, como melhorias de condições dos profissionais da educação, e algumas são pautas mais recentes que precisam ser incluídas. A importância é impor sobre o documento referência, que norteia a Conferência Nacional, o DNA do Estado, colocando as pautas que o estado julga prioritárias e que devem ser perseguidas à luz do Plano Nacional de Educação. Além disso, a Conferência Estadual congrega os delegados que irão concorrer para a etapa nacional”, afirmou.

Importância das discussões

Os participantes da Conferência destacaram a importância das discussões realizadas durante o encontro. A secretária de Educação de Nossa Senhora do Socorro, professora Marieta Barbosa, disse que essa é a consolidação do trabalho que foi realizado em todo o estado com as conferências regionais. “Hoje e amanhã estarão aqui os conselheiros escolhidos em suas bases para fazer as discussões e levar para a Conferência Nacional a cara de Sergipe na Educação. É um momento oportuno para discutirmos os planos estaduais e nacional e todas as questões ligadas à educação. Temos que mostrar que educação queremos para hoje e para o futuro. São discussões que irão levar em nível nacional a preocupação do povo sergipano”, declarou.

José Sérgio é professor do IFS, campus de Tobias Barreto. Ele é um dos delegados e disse estar satisfeito com a participação na conferência. “O principal objetivo é acompanhar todas as discussões. É importante que todos os segmentos da educação estejam participando desse processo, para que a evolução venha a acontecer. Temos que entender as metodologias e as mudanças que estão por vir”, disse.

Quem também participou foi a delegada Jozilene Nascimento, representando o Conselho Municipal de Educação de Itabaianinha. “É gratificante podermos contribuir para a formação dessa conferência, desses eixos que serão discutidos e avaliados. A gente sabe que a educação requer muita atenção e cuidado. É algo bem democrático, pois todos os segmentos opinam e dão a sua contribuição”, afirmou

A mesma opinião foi compartilhada por Karina Barreto, que também é delegada da conferência. “É importante ouvir as deliberações para aprovar as importantes mudanças do Plano Nacional de Educação. É gratificante participarmos desse processo de construção. Eu espero ser eleita para participar da etapa nacional, pois quero estar envolvidas e contribuir de maneira macro para o processo educacional”, declarou.

Presenças

A Conferência Estadual de Educação prossegue nesta quarta-feira, 24, quando acontecerão as plenárias de aprovação do regimento e eleição dos delegados que participarão da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontecerá em Brasília, no período de 21 a 23 de novembro.

A Conferência Estadual de Educação contou ainda com as presenças do presidente da UNCME, José Inácio dos Santos; do presidente da UNDIME, José Thiago Alves de Carvalho; da presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Luana Boamorte; do representante da FENEM/SED, José Sebastião dos Santos Filho, e outros convidados.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais