Conferência Intermunicipal de Educação começa terça

Começa nesta terça-feira, 3 de novembro, a Conferência Intermunicipal da Educação da Grande Aracaju I. O evento, que acontece até o dia 5, visa garantir a participação de estudantes, professores, gestores, pais, movimentos sociais e conselhos de educação na elaboração de políticas públicas educacionais, integrando os municípios de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro.

Precedendo a Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em Brasília em abril de 2010, e a Conferência Estadual, que vai de 23 a 25 de novembro, o encontro intermunicipal será aberto no Iate Clube de Aracaju, onde também acontecerá o encerramento. No dia 3, será ministrada uma palestra pelo vice-presidente da Undime Nacional, Raimundo Moacir Feitosa, com o tema ‘Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. Na plenária final, haverá a votação das propostas elaboradas pelos delegados.

No segundo dia de atividades, serão debatidos seis eixos temáticos em escolas da rede pública de ensino (Escolas Estaduais de 2º grau Gonçalo Rollemberg e Leandro Maciel; Escola Municipal de Ensino Infantil Garcês Vieira; e Escola Municipal de Ensino Fundamental General Freitas Brandão) e em unidades de capacitação (Cemarh – Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos – e Centro de Qualificação de Pessoal).

Proposta

O objetivo das conferências intermunicipais e estadual é mobilizar atores sociais que contribuam para a promoção da educação de qualidade e discutir a criação de políticas públicas voltadas para o ensino em todas as suas modalidades. A proposta é fazer com que a sociedade civil levante debates e construa políticas voltadas à educação junto aos órgãos governamentais, em busca de melhorias em todas as modalidades, desde a educação básica, passando pelo ensino fundamental e médio, até a educação de jovens e adultos.

A Conferência Intermunicipal da Educação da Grande Aracaju I contará com a participação de delegados, representando segmentos da sociedade civil organizada, e dos setores governamentais dos municípios envolvidos. As discussões serão orientadas por um Documento Referência, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), que oferecerá embasamento para os debates e auxiliará os delegados na elaboração de propostas e diretrizes para a etapa estadual.

Em Sergipe, está prevista ainda a realização de outras conferências intermunicipais. Cerca de 400 delegados eleitos na etapa intermunicipal representarão o município na Conferência Estadual. Desses, 33 serão eleitos para representar Aracaju na Conae 2010, em Brasília.

Conferência Nacional

Com o tema ‘Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, a Conae vem garantindo um espaço democrático para que a sociedade expresse sua opinião e construa coletivamente os rumos da educação nacional. Esse processo participativo reúne os desafios inerentes à educação nacional, analisa os problemas e oferece subsídios ao processo de formulação e implementação de políticas públicas, contribuindo com a ação dos poderes públicos.

Com informações da AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais