Conheça os sete novos cursos da UFS inéditos no Estado

O vestibular para 2009 da Universidade Federal de Sergipe (UFS) traz novidades. Serão oferecidas vagas para mais sete cursos novos: Relações Internacionais, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia da Computação, Publicidade e Propaganda, Audiovisual, Biblioteconomia e Documentação e Ciências Atuariais. A exceção de Publicidade, todos os cursos dessa lista ainda não são oferecidos por nenhuma instituição sergipana.

“A universidade pública brasileira está crescendo e se expandindo. Tem recursos e apoio para isso”, garante o pró-reitor de graduação da UFS, Antônio Ponciano. Segundo ele, havia uma emigração constante de pessoas que procuravam os cursos em Sergipe. Como não os encontravam, eram obrigados a ir para a Bahia, Pernambuco ou para o sul do país.

Ponciano assegura que a UFS já está construindo a estrutura necessária para suprir as novas demandas e elas ficarão prontas com o decorrer dos cursos. “As coisas começam primeiro e vão se ajustando as demandas técnicas posteriormente”, fala.

                                                           Cursos Novos no Estado

Antônio Ponciano,  Pró-reitor de graduação
A UFS é uma das pioneiras a implementar o curso de Ciência Atuariais. Trata-se se uma variante moderna no campo dos cálculos que poucas instituições brasileiras oferecem até o momento. O pró-reitor explica que é uma variante da estatística. “Está ligada a área de cálculos de grandes seguradoras, por exemplo”, ilustra. Segundo ele, o profissional tem uma formação que fica entre as áreas da Economia, Administração e Estatística.

O Curso de Audiovisual ,como conta o professor Ponciano, trata-se de uma nova versão do curso de Radialismo, que não será mais ofertado. Segundo ele, foram realizados alguns ajustes na grade curricular para adequá-lo às demandas da modernidade. “Mas no fundo, permanece a formação anterior do curso de Radialismo”, resume.

O Curso de Biblioteconomia e Documentação, tem o objetivo de formar profissionais que atuem no campo do tratamento da informação registrada em diversos suportes. O bacharel no curso pode atuar em bibliotecas e administrar documentação e informações de empresas. Ele também pode desenvolver e administrar Bancos de Dados e Bases de Dados, assim como integrar equipes de manutenção de websites.

Antônio Ponciano fala que o curso de Relações Internacionais é uma variante do Direito. O profissional pode atuar como pesquisador, conselheiro, assessor, consultor ou executor em instituições púbicas e privadas. Na grade curricular, o estudante encontrará, além de disciplinas de Direito, matérias relacionadas à História e Geopolítica mundial.

O Profissional da Engenharia Eletrotécnica pode atuar em indústrias, concessionárias de energia, na construção civil e outros campos, atuando na área da geração, transmissão, distribuição e uso da eletricidade.

O engenheiro da computação utiliza conhecimentos da Matemática, Ciência da Computação e Física para desenvolver softwares e hardwares. Um campo de atuação que se abre para esse profissional atualmente é o desenvolvimento de aplicativos para integração de tecnologias e convergência de mídias, a exemplo do que vivemos com a TV e o rádio digital e com os novos serviços oferecidos pelas redes de telefonia.

Professores

Sobre a contratação de novos professores para suprir a carência dessesnovos cursos, Ponciano ressalta que não há a necessidade de contratação imediata. “Não podemos fazer concurso agora para um curso que vai começar somente em março”, argumenta.

A UFS recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para contratação de 215 professores, mas, segundo Antônio Ponciano, eles servirão para suprir as demandas dos cursos que foram iniciados em 2008. Para os cursos que começarão em 2009, ele espera que seja liberada uma nova cota para a contratação de profissionais para as matérias específicas.

Na UFS, há uma proporção média de 21 estudantes para cada professor. Para o pró-reitor, essa proporção “é invejável”. “Se cresce a entrada de estudantes, também cresce a contratação de professores. Eles não ficarão sobrecarregados”, comenta.

Inscrições

Para quem ainda não decidiu que curso escolher no PSS/UFS 2008, fica aí a dica. Vale lembrar que as inscrições para o vestibular encerram nesta quinta-feira, dia 11 de setembro. Os interessados devem acessar o site da Cordenação do Concurso Vestibular (CCV), as inscrições estão sendo feitas exclusivamente via internet. No total, estão sendo ofertadas 4.455 vagas em 87 opções de cursos nos campi de São Cristóvão, Itabaiana e Laranjeiras.
Confira o edital do concurso PSS/UFS 2009.

Por Zeca Oliveira e Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais