Conservatório de Música de Sergipe celebrará aniversário de 73 anos  

0
Para comemorar a data, o Conservatório oferece à sociedade sergipana uma vasta programação. Todos os eventos são gratuitos (Foto: SEED)

O Conservatório de Música de Sergipe (CMS) comemorará, nesta quarta-feira, 28, o aniversário de 73 anos da sua fundação. Para celebrar a data, o CMS conta com uma vasta programação, durante toda esta semana, de 26 a 29 de novembro. As atrações são destinadas aos diversos públicos. Neste mês de novembro, o Conservatório ainda apresenta o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para os interessados em ingressar na instituição.

O diretor Heitor Mendonça destaca que o Conservatório conta com o envolvimento de profissionais altamente preparados e qualificados. “O CMS, além de ser um espaço de educação musical, é um local que contribui para enriquecer, ainda mais, a nossa cena cultural”, ressalta.

Ainda de acordo com o diretor, cada vez mais o CMS está se consolidando como a casa da educação musical do Estado. “Todos os meses ofertamos uma programação gratuita para a sociedade sergipana. Além disso, é uma oportunidade para que os estudantes já sejam inseridos neste contexto cultural. É uma experiência enriquecedora e colabora na formação”, destaca Heitor Mendonça.

Saulo Ferreira, músico e professor do Departamento de Música da UFS, lecionou por sete anos no CMS. Segundo ele, o Conservatório realiza um ótimo trabalho. “Enquanto sergipanos, temos a sorte de contar com uma instituição voltada ao ensino de música com a estrutura física e ótimos profissionais. Trata-se de um espaço propício para a formação de novos músicos, de novos cidadãos que se permitam ser educados pela arte”, reconhece.

Programação

Toda a programação do CSM é gratuita. “O Conservatório de Música de Sergipe completa 73 anos de existência, e para comemorar essa data, promove uma programação especial de Recitais e Concertos com os grupos pedagógicos e apresentações musicais de alunos e professores”, afirma Heitor Mendonça.

Na segunda-feira, 26, às 17h30, será o Recital de Piano com Erick Freitas, às 18h30. Na Sala Henrique Souza, acontecerá o Recital da turma Flauta Mágica. Na terça-feira, 27, às 19h, será o Recital do Grupo de Correpetição de Piano e da Camerata de Violoncelo.

Na quarta-feira, 28, às 19h, no estacionamento do CMS, acontecerá o Concerto de Aniversário do Conservatório de Música de Sergipe. O evento contará com apresentações musicais dos seguintes grupos pedagógicos: Grupo de Música Regional,  Banda do Conservatório de Música de Sergipe, Grupo de Choro e Coro Infanto-Juvenil do Conservatório de Música de Sergipe. Já na quinta-feira, 29, às 14h30, acontecerão o Recital de Flauta Transversal e o lançamento do livro “Religião e Política”, do professor Gilberto Moura.

Ainda na quinta-feira,29, também acontecerá a Primeira  Mostra Pedagógica da Educação Profissional, promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Sergipe. Na ocasião, haverá apresentações da Camerata de Violões, Grupo de Música Regional e da Banda do Conservatório de Música de Sergipe.

Processos Seletivos Simplificados

Conforme salienta Heitor Mendonça, a cada ano há um aumento significativo no número de interessados em estudar no Conservatório.  “CMS está com PSS para os cursos regulares. Para quem deseja ingressar no Conservatório, essa é uma grande oportunidade”, destaca.

O curso de Formação Inicial para Músicos de Banda e Músicos de Orquestras é destinado aos alunos iniciantes. As inscrições poderão ser realizadas no período de 26 a 30 de novembro. A divulgação dos horários da prova escrita de aptidão musical ocorrerá no dia 3 de dezembro, e a prova escrita será realizada no período de 4 a 7 de dezembro.

Para músico de bandas serão disponibilizadas 303 vagas, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Já para a Formação de Orquestra serão 167 vagas, também nos três turnos.  Para mais informações, acesse o informe do curso de Formação Inicial para Músicos de Banda e Músicos de Orquestras https://docs.wixstatic.com/ugd/18f6d4_1f5f34a52f1840d89aefaf614b46701b.pdf

O curso de Musicalização tem como objetivo aferir competências e habilidades iniciais dos candidatos no que se refere à aptidão musical, assim como a disponibilidade de tempo para estudo, os objetivos do aluno em relação às oficinas e o interesse em concluí-las.

O período de seleção será de 11 a 13 de dezembro de 2018. O cronograma com data e horário da avaliação de cada candidato será publicado no dia 7 de dezembro de 2018, a partir das 16h, no site www.conservatorio.online, e no Mural do Conservatório de Música de Sergipe.

Para mais informações acesse o informe do curso de Musicalização https://docs.wixstatic.com/ugd/18f6d4_5eab68cc68874955bdfc49d76a78f1d8.pdf

O curso de Formação Continuada para Músicos de Bandas e Músicos de Orquestras é voltado para os alunos que já têm conhecimentos básicos de teoria musical e prática instrumental.  Na área de Músicos de Orquestra são oferecidas as seguintes habilitações: violino, violoncelo, flauta, piano, clarinete, violão, canto erudito, trombone, trompete e trompa.

Já a área de Músico de Banda oferece as seguintes habilitações: guitarra, contrabaixo elétrico, canto popular, percussão, clarinete, violão, trombone, trompete, canto popular, cavaquinho, acordeon, tuba e bombardino.

O período de inscrição é de 26 a 30 de novembro. Os horários da prova escrita de aptidão musical serão divulgados em 3 de dezembro. A prova escrita acontecerá no período de 4 a 7 de dezembro.  Para mais informações, acesse ao informe: https://docs.wixstatic.com/ugd/18f6d4_6d2a96187ecc48c18a76310dd327eb3b.pdf

Histórico

Criado a partir da publicação do Decreto Lei n° 840, de 28 de novembro de 1945, e denominado inicialmente como Instituto de Música e Canto Orfeônico de Sergipe, o Conservatório de Música de Sergipe chega aos seus 73 anos de funcionamento, ofertando à sociedade sergipana cursos.  Em todos os meses, uma agenda com uma vasta programação é destinada aos diversos públicos.

Em março de 1971, sob a direção do professor Leozírio Guimarães, foi inaugurada a sede própria e atual, situada na rua Boquim, esquina com Santa Luzia, nº 313, em Aracaju, quando, por determinação do governador do Estado, Dr. João Andrade Garcez, e do então secretário de Educação e Cultura, Dr. Nestor Piva, passou a denominar-se Conservatório de Música de Sergipe.

Ao longo da sua história, o CMS contou em sua gestão com grandes personalidades da música em Sergipe, a exemplo dos professores Genaro Plech e Leozírio Guimarães.

Atualmente, o  CMS oferece três modalidades de curso, são eles:  Oficinas, Cursos de Qualificação Profissional e Cursos Técnicos de Nível Médio em Canto e em Instrumento Musical.

Informações

Para mais informações é só entrar em contato com o CSM através do telefone: 3179-1875.  Conservatório de Música de Sergipe está localizado na Rua Boquim, 313. Aracaju/SE, email: cmse.seed@seed.se.gov.br  Fan page: www.facebook.com/conservatoriodemusicadesergipe

Fonte: SEED

Comentários