Contra a PEC: alunos estão acampados na UFS há 4 dias

Cerca de 100 estudantes estão envolvidos na ocupação da UFS (Fotos: Portal Infonet)

Estudantes reclamam de portaria que prevê possíveis alugueis de espaços da universidade

Na didática, as salas de aula são ocupadas como dormitórios e locais para refeição

Estudantes da Universidade Federal de Sergipe estão ocupando a didática I da instituição, em protesto às mudanças previstas na PEC 241. A mobilização ocorre desde a segunda-feira, 24, e agrega cerca de 100 pessoas. Além da reivindicação a nível nacional, que se opõe ao corte nos gastos públicos, em áreas como educação e saúde, os estudantes também protestam contra processos de terceirização da UFS. Na didática, as salas de aula são ocupadas como dormitórios e locais para refeição. 

“O objetivo central da mobilização é contra a PEC 241 e aqui na universidade ela se amplia para portaria nº 1.024, que tenta privatizar alguns espaços, cobrando dos alunos uma espécie de aluguel para qualquer atividade, seja elas culturais ou acadêmicas.”, explica o estudante do curso de Teatro, Paulo Bonfim.

A estudante de Biologia, Tácita Mykaelly, que também representa o movimento, informa que um desses locais é o espaço do restaurante universitário, o Resun. “Entraram com a portaria, baixada pela reitoria, na intenção de privatizar ainda mais a universidade, já que o próprio Resun e a limpeza são terceirizados. Temos um histórico de fazer eventos culturais, como sarais e ações de informação para os estudantes. O movimento estudantil precisa fazer esses eventos para manter a luta diária. Se tivermos que pagar taxa, não poderemos fazer as ações, já que o movimento é autônomo e tenta ter independência financeira. Quando a universidade privatiza esses espaços é uma forma de atacar o movimento”, diz.

UFS

Tentamos entrar em contato com a reitoria da Universidade Federal de Sergipe, mas não obtivemos êxito, já que neste 28 de outubro é feriado em comemoração do Dia do Servidor Público. 

Escolas ocupadas

Em todo o país, alunos do ensino médio de escolas públicas também estão realizando ocupações. Em Sergipe, o Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, situado na Barra dos Coqueiros, está ocupado por estudantes secundaristas e da própria escola, desde a terça, 25 e o Colégio Estadual Felisbelo Freire, em Itaporanga, no dia 21 de outubro. Conforme a União dos Estudantes Secundaristas de Sergipe (USES), a ocupação é em protesto à tramitação da PEC 241, contra a Medida Provisória da reforma curricular do ensino médio e em cobrança a uma reforma imediata nas estruturas da escola por parte da gestão estadual.

SEED

Também tentamos contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), mas não conseguimos ser atendidos.

Na terça-feira, 25, o órgão havia nos informado que ja tinha ciência da ocupação dos estudantes. Ainda foi dito que as aulas ocorreriam normalmente e que os alunos mobilizados foram acolhidos pela direção da escola.

O Portal Infonet permanece à disposição da Universidade Federal de Sergipe e da SEED através do e-mail jornalismo@infonet.com.br ou do telefone (79) 2106-8000.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais