Corregedoria realiza abertura da 1ª Correição Temática

O evento aconteceu no auditório do MPE (Fotos: Celene Moraes / Paulo Freitas)

Foi realizada na manhã do dia 21, no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, a abertura da primeira Correição Temática da Corregedoria Nacional do Ministério Público sobre Educação e Diálogo no Ministério Público de Sergipe.

As correições temáticas que estão sendo implantadas pela Corregedoria Nacional e seguem a visão de aperfeiçoamento das ferramentas de controle e estratégias de atuação. Este modelo está fundamentado na Carta de Brasília, que estabeleceu diretrizes objetivando a modernização do controle da atividade extrajurisdicional pelas Corregedorias.

O procurador-geral de Justiça de Sergipe José Rony Silva Almeida abriu os trabalhos saudando a todos os presentes. “Estamos felizes em receber a equipe da Corregedoria em Sergipe”, disse o PGJ ao mencionar a importância do trabalho. Rony Almeida agradeceu a todos do MP de Sergipe que se empenharam para que tudo transcorresse da melhor maneira possível. O PGJ mencionou, também, a importância da correição com foco na Educação. “A correição temática possibilitará avaliar melhor o trabalho desenvolvido pela Instituição de modo que possamos cada vez mais prestar um serviço de qualidade a população”, salientou.

O corregedor-geral do MP de Sergipe, Carlos Augusto Alcântara Machado salientou que o trabalho correicional além de fazer um diagnóstico e uma avaliação dos trabalhos do MP, busca a construção de caminhos e soluções para o quesito “Educação”. “A população espera um Ministério Público eficiente e resolutivo e a Corregedoria atua nesse sentido”, afirmou.

A primeira palestra do dia ficou por conta do corregedor nacional, o conselheiro do CNMP Orlando Rochadel Moreira. Rochadel falou sobre a Política Nacional de Gestão de Pessoal sob a perspectiva da Recomendação nº 52/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP. O Corregedor saudou todos os presentes, agradeceu a acolhida do equipe do MP de Sergipe e fez uma saudação especial ao Coral “Vozes da Cidadania”. Rochadel explicou que as Correições Temáticas são um novo paradigma para o Ministério Público brasileiro, que aponta para a ampliação do diálogo e aproximação com as unidades e seus membros. “Queremos mudar essa visão punitiva que se tem da Corregedoria Nacional. Visitaremos todos os Estados, sempre nesta formatação. Acreditamos muito que o trabalho da Corregedoria é preventivo e educativo”, disse. “Nosso objetivo maior é orientar, muito mais do que disciplinar”, completou o corregedor nacional.

O evento foi finalizado com a palestra “A humanização da atividade executiva de correições e inspeções”, ministrada pelo coordenador de correições e inspeções da Corregedoria Nacional, César Henrique Kluge. Segundo ele, a humanização da atividade executiva de correição parte da premissa de que antes de serem profissionais, os membros do Ministério Público brasileiro são seres humanos. “Precisamos cuidar do corpo, mente e espírito para exercermos com plenitude nossa missão constitucional de agente ministerial”, detalhou o coordenador. Após explicar todos os trâmites das inspeções e correições, César promoveu um diálogo, momento através do qual os membros e servidores puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos.

Fonte: Ministério Público de Sergipe 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais