Corrida do Fogo abriu oficialmente a Semana da Pátria

(Fotos: Eugênio Barreto/Ascom Seed)

A 75ª Corrida do Fogo Simbólico marcou a abertura oficial da Semana da Pátria em Sergipe. Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o evento ocorreu na manhã deste sábado, 1º, na praça Fausto Cardoso, e reuniu autoridades do governo do Estado, militares, educadores e alunos. O ponto culminante das comemorações alusivas à Independência do Brasil ocorrerá na próxima sexta-feira, 7, com o desfile cívico-militar na avenida Barão de Maruim.

A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras do Mercosul, pelo coronel João Batista dos Santos, representando o Exército Brasileiro; do Brasil, pela secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Araújo; de Sergipe, pelo major Marcos Rogério de Oliveira, representando a Aeronáutica; e a de Aracaju, pelo tenente Bruno Marcel, representando a Marinha do Brasil. Durante o ato solene foi executado o Hino Nacional Brasileiro.

A tocha com o fogo simbólico saiu da Ponte do Imperador e foi conduzida por alunos do Colégio Estadual Governador Valadares que participarão das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas, a partir do dia 6 de setembro. Coube a estudante Bruna Silva iniciar e terminar o percurso com a tocha. A jovem ficou honrada com a missão. "É uma honra homenagear meu estado e meu país. Esse momento ficará marcado para sempre em minha vida", afirmou a aluna. A corrida seguiu ao longo da travessa José de Faro, praça Olímpio Campos, travessa Benjamin Constant, retornando à praça Fausto Cardoso.

Na praça Fausto Cardoso, Bruna Silva entregou a tocha à secretária adjunta, professora Hortência Araújo, que fez o acendimento da pira. "Este ato cívico valoriza os símbolos nacionais e abre oficialmente as comemorações pelos 190 anos de independência do Brasil. É muito importante a participação dos alunos e professores, das autoridades civis e militares nesse momento que é uma reverência à grandeza de nosso país. O civismo é um sentimento que deve permear todos os nossos atos, pois a atitude cívica é uma atitude cidadã", declarou Hortência.

Fogo Simbólico

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem. Desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando um culto à pátria e procurando manter viva no povo brasileiro e, principalmente nos jovens, a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade.

Semana da Pátria

As comemorações alusivas à Semana da Pátria, que tem o tema Brava Gente Brasileira: A diversidade está na raiz do nosso povo, culminarão no dia de 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, com os desfiles cívico e militar na avenida Barão de Maruim. O desfile terá início com a Parada Militar e prosseguirá com a participação de escolas das redes pública e particular de ensino.

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais