Creche abandonada é saqueada em São Cristovão

Prédio novo tomado pelo matagal (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Apesar de concluído no ano passado, está abandonado e começa a ser deteriorado o novo prédio onde deverá funcionar a Creche Neuza Oliveira de Andrade em São Cristovão. Muitos equipamentos já foram roubados e o Governo do Estado começa a se preparar para rever os prejuízos causados por ação de vândalos e pelo próprio desprezo que se deu à obra.

Foram investidos quase R$ 1,460 milhão para erguer o prédio, que agora já está completamente tomado pelo matagal e as portas quebradas. Vândalos arrombaram as portas do compartimento onde funcionaria o setor administrativo e roubaram colchões, aparelho de ar condicionado, motor do freezer e outros equipamentos, segundo informações do secretário municipal de educação, Mário Jorge Oliveira.

Ele informou que já encaminhou ofício ao Governo do Estado retratando a real situação da obra e está aguardando os trâmites legais para que o município assuma a administração do prédio para transferir a sede da creche para o novo prédio, erguido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) com financiamento do BNDES.

Dona Josefa: apelo à fé

A sede da creche Neuza Oliveira de Andrade está funcionando na avenida Félix Pereira. Mas, segundo informações da diretora, Maria Luíza Moura, as condições são inadequadas para atender as 32 crianças que passam o dia na creche aguardando o retorno das mães que trabalham fora do lar. “Já me disseram que vão fazer a transferência, estou confiante que seja logo”, reage a diretora.

Implorando a Deus

Entre a comunidade, o clima é de revolta. “É triste ver uma situação dessa, com tantas pessoas precisando trabalhar”, critica o motorista Valtécio de Andrade Santos, 42. “Se gastou tanto dinheiro pra nada”, observa. Sem respostas, os moradores apelam para a fé. “Peço a Deus todo dia para eles inaugurarem logo essa obra, que vai fazer tanto bem a nós”, reage a aposentada Josefa da Silva, 76, repetindo sempre a mesma frase, erguendo os braços para o alto, em direção ao céu, em sinal de fé. “Uma obra tão linda…”, complementou.

Manutenção

Portas arrombadas: acesso livre aos equipamentos

A assessoria de comunicação da Sedurb informou que a creche, por ser considerada instituição de educação infantil, deve ser administrada pelo município, que tem a competência de ofertar o ensino infantil e fundamental. Segundo a assessoria, o Governo construiu a creche, mas a gestão anterior da Prefeitura de São Cristovão teria se recusado a recebê-la, alegando falta de condições para mantê-la.

Depois do saque, segundo a assessoria da Sedurb, a empresa fornecedora recolheu os equipamentos para evitar novos roubos. A assessoria também garantiu que o Estado já está agilizando todos os procedimentos para repassar a administração do prédio para a prefeitura de São Cristovão.

Os entendimentos foram confirmados pelo secretário Mário Jorge Oliveira. O secretário observa que a prefeitura está disposta a receber o bem do Estado para administrá-lo, mas será necessário que o Governo do Estado faça a recuperação das partes que foram danificadas.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais