Creche sofre com falta de funcionários e educadores

Mães de alunos da EMEI de Lamarão se revezam para limpeza do local (Fotos: Portal Infonet)

Segundo denúncias de funcionários, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEI) Monsenhor João Moreira Lima, localizada no bairro Lamarão, zona norte da capital, passa por problemas com relação número de educadores e funcionários do serviços gerais. Devido à reduzida quantidade de pessoas atuando na limpeza e manutenção dos espaços, as mães dos alunos tem que se revezar para ajudar a creche. Após o vencimento do contrato dos prestadores em agosto deste ano, a creche mantém apenas uma funcionária para o apoio, cujo contrato está prestes a vencer.

Para Ivanete Gois, coordenadora geral da EMEI, o problema atinge todas as unidades de ensino de Aracaju. “Estamos sem nenhum servidor para a limpeza, por isso estou pedindo às mães que nos ajudem. Este problema é em toda a capital, já que os contratos dos prestadores venceram em agosto e segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed) não há como contratar ninguém agora por causa do período eleitoral”, diz Ivanete.

Givalda Santos, única prestadora voltada a limpeza da creche, alega que precisa de ajuda no serviço diário. “O trabalho é puxado, estou suada aqui depois de limpar tudo. Seria necessário pelo menos oito funcionários aqui, e eu faço tudo sozinha. Meu contrato vence no dia 28 de setembro, e depois disso eu não sei como vai ser”, diz Givalda.

Educadores

Segundo coordenadora, berçário tem demanda de educadores

De acordo com a coordenadora geral, a EMEI tem uma demanda com relação a educadores para a turma Berçário 1. “A proporção ideal é de sete crianças para cada cuidador ou educador. No Berçário 1 temos 21 crianças e apenas dois cuidadores. Ou seja, seria necessária a contratação de mais uma pessoa. A Semed disse que enviaria hoje [19] este educador, que já foi escolhido em concurso anteriormente”, afirma Ivanete. Segundo Fabiana Santos Sabino, cuidadora da creche, o concurso para a seleção de funcionários para a EMEI foi realizado em maio deste ano.

A EMEI Monsenhor João Moreira Lima é dividida em dois espaços: um prédio é reservado ao berçário, que acolhe crianças entre seis meses e três anos, e outro, do lado oposto da rua, se destina a crianças entre quatro e cinco anos de idade. A EMEI funciona das 6h30 às 18h, e atualmente mantém 90 crianças matriculadas.

Semed

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação prestou em nota as seguintes infomações ao Portal Infonet:

Parte da creche é destinada à educação de crianças entre 4 e 5 anos de idade

"A Semed atravessa uma fase de transição entre o encerramento dos contratos de prestadores de serviço, vedados no período eleitoral, e a convocação dos aprovados no Processo Seletivo, a exemplo de porteiros, apoio administrativo e merendeiras.

 Já foram publicados quatro editais de convocação e perto de 30% dos aprovados no referido Processo Seletivo declinam da contratação quando são informados das atividades que deverão desempenhar, mesmo com as especificações apontadas no Edital promovendo a retomada de todo o processo para a convocação de outro aprovado.

Ainda esta semana está sendo publicado um novo edital de convocação. Para realização dos serviços de limpeza, um processo licitatório encontra-se em fase de conclusão, e enquanto aguardamos, firmamos um emergencial com uma empresa de serviços de limpeza.

Sobre a falta de educadores, a assessoria alegou que desconhece a informação dada pela professora, no entanto, afirma que os cuidadores aprovados no último concurso público já estão sendo lotados conforme a necessidade das unidades. "

Por Nayara Arêdes e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais