Creche: suspensão das atividades alerta para necessidade de concurso público

Somente prestadores de serviços desempenham atividades na creche (Fotos: Portal Infonet)

Essa semana durante quatro dias as aulas da creche Papa João Paulo II foram suspensas por falta de profissionais. A interrupção das aulas gerou protestos e muita reclamação por parte de pais de alunos. Nesta sexta-feira, 23, as aulas foram normalizadas, mas o problema ainda não foi solucionado. O coordenador geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II que funciona no Centro Educacional Vitória de Santa Maria, Cleverton de Almeida Alves, explica que as atividades da creche foram interrompidas por conta  da finalização do contrato de prestadores de serviço.

O coordenador geral esclarece ainda que após a finalização dos contratos os prestadores não foram substituídos, gerando um déficit de cinco profissionais. “Uma profissional estava de férias, a outra se afastou e teve a finalização do contrato das outras três. A creche atende 65 crianças de 0 a 3 anos e na falta desses profissionais não tínhamos como manter a integridade física e psicológica dessas crianças”, enfatiza Cleverton de Almeida que ressalta que nesta sexta-feira, 23, as aulas já foram normalizadas.

As crianças são ensinadas e realizam atividades diárias

O coordenador ressalta também que mensalmente encaminha para a secretaria de administração do município a demanda dos profissionais que trabalham na creche. Apesar da antecipação é possível que o problema volte a ocorrer já que a creche funciona apenas com prestadores de serviços que realizam o trabalho de serviços gerais e os educadores assistentes.

Cleverton Almeida enfatiza que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II existe há cinco anos e que por isso o concurso para auxiliares de serviços gerais não foi realizado.

Quanto aos educadores assistentes como a profissão formalmente não existe os profissionais deveram continuar como prestadores de serviços. “A profissão educador assistente não existe por lei e por isso, não é possível abrir concurso público. É preciso que a sociedade entenda que a creche deixou de ser um espaço de guarda, nós temos um plano de aula semanal onde as crianças têm três horas diárias de aulas”, fala o coordenador que mostra orgulhoso as atividades desenvolvidas pelas crianças.

A creche atende crianças de 0 a 3 anos

Em contato com a assessora de comunicação da Secretaria Municipal da Educação do Município (Semed) o esclarecimento é
três prestadores de serviços da creche estavam faltando ao trabalho, daí a coordenação da unidade de ensino achou conveniente fechar as portas. “Em virtude da demanda, a Secretaria Municipal de Administração (Semad), encaminhou nessa quinta-feira, 22, novos prestadores ao local”, enfatiza a ascom.

Por Kátia Susanna  

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais