Creches de Aracaju são modelo, diz prefeitura

As creches da Prefeitura de Aracaju e os cuidados que as educadoras têm com as crianças vêm servindo de exemplo para outros municípios. Para apresentar o modelo implementado na capital sergipana, no próximo dia 21 de outubro, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá a Recife para participar do ‘Seminário de Educação Infantil: novas perspectivas políticas e pedagógicas”.

Durante o encontro, representantes de todo o país irão tratar dos desafios da educação infantil nas grandes cidades e buscar formas de melhorar o atendimento às necessidades da população. Para a diretora de Ensino da Semed, Niraildes

(Fotos: André Moreira)
Machado Prado, o convite da Prefeitura Municipal do Recife é fruto de um trabalho bem consolidado que tem a educação como prioridade.

“Mesmo com todas as dificuldades que o país enfrenta na área da educação, nós temos 19 creches que oferecem todo o conforto e bem estar às comunidades. Nelas, as crianças passam o dia inteiro sendo bem cuidadas por orientadoras capacitadas”, afirma Niraildes. Os investimentos na educação dos pequeninos são altos. Em cada creche, as crianças recebem cuidados específicos com produtos de higiene de qualidade, como shampoo, condicionador, sabonetes, talcos, pomadas, fraldas descartáveis, entre outros itens.

Das 12 horas que as crianças passam nessas unidades, quatro são dedicadas ao desenvolvimento cognitivo. Atividades como pintura, colagem, leitura de histórias infantis e exercícios corporais são conduzidas pelas 90 educadoras assistentes capacitadas para estimular as competências dos pequeninos. “A partir do dia 1º, nós vamos trabalhar com histórias contadas em DVD, escolhidas por uma psicóloga”, adianta Niraildes.

Alimentação

A presença de nutricionistas e cozinheiros supervisionados para cuidar especificamente das instituições de ensino fundamental faz toda a diferença. “A alimentação é totalmente balanceada, principalmente a merenda escolar. As orientadoras são instruídas a prestar atenção nas necessidades de alimentação de cada criança, principalmente dos bebês. Além disso, mantemos as refeições com sopinhas, frutas e sucos, para iniciar o processo de mastigação”, declara Niraildes.

A diretora de Ensino da Semed deixa claro que nenhuma providência é tomada sem que as orientadoras tenham cautela com relação às necessidades das crianças. “Assim que as crianças ingressam na creche, orientamos os pais a preencher um formulário, falando, por exemplo, sobre os problemas de saúde do seu filho. Mas, mesmo assim, todos eles passam por exames médicos. Algumas crianças têm complicações detectadas depois de algum tempo, por isso as educadoras também são capacitadas para prestar atenção nesses aspectos e informar à coordenadoria”, explica.

Qualificação

A coordenadora de Educação Infantil da Semed, Maria José Barreto, ressalta a importância da capacitação que todas as educadoras recebem para trabalhar nas creches e nas escolas de ensino fundamental. “Todas elas passam por concursos, treinamentos e até momentos de encontro com psicólogos. Elas trabalham com uniformes higienizados e é tudo muito organizado”, afirma Maria José.

“Ao todo, temos 101 profissionais na rede de ensino. Dessas, 94 têm nível superior e as outras sete possuem nível médio pedagógico, mas estão sendo estimuladas pela PMA a ingressar no curso superior”, complementa. Ainda segundo ela, sem treinamentos específicos fica impossível lidar com as crianças. “Quem passa o dia todo cuidando dos pequenos é justamente a educadora. Então, é imprescindível que ela seja preparada”, afirma Maria José.

Encontros de formação continuada são realizados pela Semed para garantir que a capacitação ocorra de forma permanente. Uma vez por mês, na quinta-feira, elas se reúnem e, durante quatro horas, participam de dinâmicas de grupo e atividades que as ajudam a ter uma melhor percepção quanto às necessidades básicas das crianças.

“Na maioria das vezes, psicólogas acompanham nossos encontros, ensinam shantala e massagens de relaxamento às educadoras, entre outras atividades que elas podem aproveitar no dia a dia. Como as crianças de três anos já trabalham com material pedagógico que ajuda a desenvolver o cognitivo, as professoras aprendem a melhor forma de lidar com os livros”, explica Maria José.

Rotina

A creche Berenice Campos, localizada no bairro Porto Dantas, atende 100 crianças do próprio bairro e da comunidade do Coqueiral. Em dois berçários, seis educadoras se dividem para cuidar de 54 crianças, além das professoras que ministram aula para a pré-escola. A creche chama atenção pela organização e limpeza dos berçários e também pelo cuidado das educadoras.

“Aqui, as crianças são a luz dos nossos olhos. Elas chegam às 6 horas, porque os pais trabalham logo cedo. Tomam café, participam de atividades educativas, lancham e depois aprendem muito com o novo material pedagógico adotado. Às 11 horas, almoçam e passam a tarde brincando, com repousos no intervalo. Após o jantar, que ocorre às 16 horas, já estão prontas para voltar para casa”, afirma a diretora da creche, Marileide Pitanga Silva Lima.

Fonte: AAN

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