Crianças aprendem sobre trânsito no programa Pista Certa

Crianças aprendem noções de respeito no trânsito (Fotos: Portal Infonet)

Comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito. Estas são as noções que alunos com faixa etária entre 5 e 9 anos da rede pública estadual aprendem durante a realização do programa Pista Certa. A iniciativa desenvolvida pela Fundacion Mapfre acontece manhã e à tarde até o dia 12 de novembro, na pista de patinação da Orla de Atalaia, em frente à Passarela do Caranguejo.

O programa que inicialmente era desenvolvido apenas no Estado de São Paulo foi ampliado para outras capitais desde o mês de julho. “A ideia é criar multiplicadores. Quando você atende a crianças dessa idade, elas multiplicam a informação dentro de casa, pois vão cobrar dos parentes uma forma mais consciente de dirigir. Educamos o futuro motorista ou pedestre e por consequência teremos um trânsito melhor”, explica o coordenador da Fundacion, Raphael Oberdan.

Iniciativa acontece até o dia 12 de novembro na pista de patinação da Orla de Atalaia

Durante a semana, das 7h30 às 17h, o espaço é reservado para as crianças das escolas estaduais. Nos finais semana, de 9h as 16h, o local é aberto crianças de toda a comunidade, desde que inseridas na faixa etária de 5 a 9 anos.

“Primeiro elas passam por uma contação de histórias dentro da carreta montada em um espaço cenográfico. Elas têm noção de cidadania, trânsito e meio ambiente. Quando possível, vão para a pista, andam de bicicleta e aplicam na via o que aprenderam na carreta”, detalha.

Benefícios

Para o coordenador, qualquer evento que junte crianças e educação no trânsito deve ser considerado importante. “Costumo dizer que se a gente consegue salvar uma criança de atravessar na faixa e não ser atropelada em uma rua, a gente já pagou 100 anos de projeto. Então é sempre importante educar os meninos, principalmente no trânsito de hoje em dia”, opina.

Coordenador da Fundacion Mapfre, Raphael Oberdan

A professora da Escola Reunidas 8 de maio, localizada no Porto Dantas, Valdelice Farias, compareceu ao evento com 45 alunos. “Essa iniciativa é muito importante porque estas crianças são futuros cidadãos e precisam ter conhecimento na questão do respeito ao trânsito. Hoje está caótico e daqui a algum tempo, vai está pior. Essa responsabilidade tem que ser ensinada desde cedo”, comenta a professora.

Parcerias

A iniciativa implementada está sendo implementada em Sergipe por meio de parceria com Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE e apoio da Sescretaria de Estado da Educação (SEED), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Setur, Emsetur, Emsurb e Deso.

Professora Valdelice Farias compareceu ao evento com 45 alunos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais