Curso da ABRAz capacita para o cuidado com pacientes com Alzheimer

O objetivo é capacitar familiares, trabalhadores da área da saúde e simpatizantes para exercerem funções de cuidador de idosos em domicílios. (Foto: Ascom/ABRAz)

A Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Sergipe (ABRAz/SE) iniciou neste mês de agosto mais uma edição do Curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos e de Pessoas com Doença de Alzheimer. O objetivo é capacitar familiares, trabalhadores da área da saúde e simpatizantes para exercerem funções de cuidador de idosos em domicílios, instituições de longa permanência, hospitais, entre outras modalidades de atenção ao idoso e de pacientes com Alzheimer.

Com 140 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas, o curso é composto por diversas orientações de como proceder nos cuidados com a pessoa idosa e com o paciente com Alzheimer. São orientações realizadas por médicos, geriatras, psicólogos, fonoaudiólogos, dentre outros profissionais que compõem a equipe multidisciplinar que atua junto ao idoso e ao paciente com demência.

De acordo com o neurologista e diretor científico da ABRAz Sergipe, Anderson Santiago, o curso está sendo realizado seguindo todos os protocolos de biossegurança solicitados pelas organizações de saúde, como uso de máscaras, aferição de temperatura, higienização das mãos e distanciamento entre os alunos. “Conseguimos iniciar as aulas da 14ª turma do Curso de Capacitação da ABRAz no dia 07 de agosto, em parceria com a Unit, que disponibilizou toda estrutura para que pudéssemos fazer essa ação. Conseguimos preencher todas as vagas disponíveis e os alunos demonstram ter muito interesse em aprender. Acredito que iremos alcançar os objetivos do nosso curso”, avaliou o diretor.

Autônoma e cuidadora familiar, Virgínia Vieira é uma das alunas matriculadas na capacitação. Ela conta que já conhecia a ABRAz e sentiu a necessidade de realizar o curso para ajudar as pessoas com familiares que possuem demência. “Tenho contato com pessoas com mães e avós com Alzheimer, e também tenho uma tia com essa doença em um estágio já avançado. Busquei o curso para entender melhor o universo dessa patologia, para poder ajudar voluntariamente outras pessoas através dos conhecimentos que irei adquirir, e também para atuar profissionalmente nesse campo”, descreveu.

Reforçar seu conhecimento no que diz respeito ao cuidado com as pessoas idosas foi o que motivou a terapeuta ocupacional e iridologista, Helaine Campos a procurar a ABRAz para fazer a capacitação. “A ABRAz me trouxe uma abertura de leque da visão sobre o idoso, sobre o cuidar. Já trabalho cuidando com pessoas e agora desejo me dedicar a essa área dos cuidados com o idoso”, explicou.

As aulas da 14ª turma do Curso acontecem na sede da Universidade Tiradentes, Campus Centro, todas as sextas, sábados, além de encontros quinzenais que são realizados nas segundas-feiras.

ABRAz Sergipe

A Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Sergipe (ABRAz/SE) é uma instituição sem fins lucrativos de cunho Científico e Educacional, implantada em Sergipe há 12 anos. Tem o objetivo de transmitir informações sobre as demências e os tratamentos, orientando sobre os aspectos cotidianos de cuidar do portador, ajudando as pessoas a aceitar melhor a doença, e com isso proporcionar aos pacientes e familiares uma qualidade de vida mais digna.

A instituição fica localizada no Centro Médico Odontológico, Praça Tobias Barreto, número 510, Sala 403, Bairro São José, Aracaju. O telefone da ABRAz que também funciona como Whatsapp é o (79) 99975- 8256. Dúvidas e informações também podem ser buscadas através do Instagram @abrazsergipe.

Fonte: Ascom/ABRAz

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais