![]() |
Curso Educação para Paz realiza módulo relacionado ao Meio Ambiente (Foto: Seed)
|
Na manhã desta quarta-feira, 4, teve prosseguimento mais um modulo do Curso Educação para Paz. Desta vez, o módulo foi realizado no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP). O curso teve início no dia 14 de maio e se estenderá até 11 de junho, realizado todas as quartas-feiras, das 8h às 12h, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, com público alvo envolvendo professores e coordenadores da rede estadual de ensino.
O último módulo será no dia 11 de junho, no qual irá abordar o bullying, com a professora Maria Aparecida Souza Couto e o tema Self, "o autoconhecimento" com a psicóloga Vera Sobral. O encerramento está previsto para o dia 18 de junho com a entrega dos trabalhos dos professores que participaram do curso.
A professora Maria Angélica, coordenadora estadual do programa, explicou que o modulo desta quarta-feira aproveitou a alusão ao dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado no dia 5 de junho, para abordar a temática da construção do meio ambiente saudável para uma cultura de paz.
A professora ministrante do módulo, Risonete Lúcia Fonseca, aposentada da Seed e professora da UNIPAZ e Federação dos Bandeirantes, trabalhou o acolhimento com oração Xamã e um abraço afetuoso, O Xote Ecológico da Quadrilha Asa Branca, danças e dinâmicas. Além disso, foram realizados jogos e distribuição de cartilha ambiental pelo representante ONG Canto Vivo, Anderson Felipe. Foi promovido ainda um momento de reflexões ambiental sobre – Qual o nosso compromisso? Vídeos, doação de sementes e sorteios de Bonsais também foram realizados pela ONG.
Para a professora Madilene Prado, do Colégio Estadual Paulo Sarasate, localizado no município de São Cristovão, o curso tem sido muito proveitoso. "É um processo de reeducação tanto para mim quanto para meus colegas. Estou gostando muito de trabalhar com esses temas, principalmente as dinâmicas que nos envolve e nos deixa mais relaxados", disse.
Débora Lima de Moraes, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Rodrigues Dórea, localizada em Aracaju, disse que a principal função do curso é o repasse das informações obtidas e como lidar com a questão da violência nas escolas. "Somos todos multiplicadores. O trabalho só está apenas começando. É como uma sementinha que plantamos e depois colheremos os frutos juntos com os alunos através da cultura de paz e cidadania", enfatizou.
Sobre o Programa
O Programa Cidadania e Paz nas Escolas é um programa estratégico de sensibilização da comunidade escolar para a prevenção e enfrentamento dos diversos tipos de violência entre elas: institucional, a simbólica, a verbal, a física, a psicológica e a doméstica, por meio da mobilização de representantes a comunidade escolar e da sociedade civil organizada.
Pautada em uma gestão democrática e participativa, o programa propõe a formação do Grupo Sistemático Permanente da Escola com o objetivo de diagnosticar, discutir, refletir, traçar estratégias, executar e avaliar o processo educativo da unidade no que diz respeito às incivilidades existentes responsáveis pela desarmonia, desorganização, desestruturação, desequilíbrio do ambiente escolar e em defesa da preservação dos patrimônios material e imaterial.
O Programa trabalha em busca de um novo caminho, que proporcionará a curto, médio e longo prazo, a implantação de estratégias geradas pela própria comunidade escolar e seus representantes legais, com orientação e acompanhamento da equipe, agregando valor de estimulo às suas relações com informações que lhes são pertinentes.
Fonte: Seed