Cursos das dicas intensificam preparação para vestibular

Salas chegam a ter 350 alunos
A menos de um mês para o vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os cursinhos de pré-vestibular intensificam as matrículas e a preparação. Com prazos cada vez mais apertados, os estudantes recorrem aos “cursos das dicas”, que oferecem revisão de todo o conteúdo programático de forma bastante objetiva. As turmas com mais de 350 alunos e as aulas lotadas, inclusive aos domingos, contemplam os mais variados tipos de alunos, desde os que só querem reforçar os seus conhecimentos, até os que deixaram o estudo para última hora.

O coordenador pedagógico de um curso preparatório da cidade, Fredy Assis Franco, explica que nesse momento eles estão com três turmas no sistema de “curso da dicas”, que juntas somam quase mil alunos. O coordenador afirmou ainda que quanto mais próximo do vestibular, maior é a busca. “Realmente a procura é alta. O aumento é tão considerável que tivemos um dia no qual efetuamos 56 matrículas. Nosso maior público é mesmo os que querem fazer UFS, mas trabalhamos com conteúdo que são cobrados em universidades particulares”, informou.

Metodologia

Fredy Assis: “objetivo é fazer com que os alunos relembrem o conteúdo”
O curso é totalmente baseado na revisão e no trabalho com tópicos que são cobrados nas provas com mais freqüência, como explica o coordenador. “É impossível para nós ensinar totalmente os assuntos em prazos tão curtos. O nosso objetivo é mesmo fazer com que esses estudantes relembrem o conteúdo de forma intensiva”.

Questionado se essa metodologia de fato funcionava, já que as revisões acontecem até mesmo nos dias de provas do vestibular, ele é enfático ao dizer que sim. “Temos conseguido bons números nos vestibulares e sempre cumprimos o prazo para o encerramento do conteúdo. Além disso, esse sistema não exclui a possibilidade de que os alunos tirem dúvidas com os professores”, disse.

Para conseguir repassar o conteúdo em uma sala com uma média de 350 alunos, os professores precisam de alguns recursos extras, como microfone e um quadro com padrões superiores aos normais. Anderson Oliveira, que ensina física e matemática básica, ressaltou que nos últimos momentos a forma de ensinar precisa ser modificada. “Eu costumo priorizar um pequeno resumo teórico seguido da resolução de provas dos anos anteriores e exercícios, pois julgo que é o mais importante”, enfatiza.

O público

Os estudantes que costumam procurar os “cursos das dicas” possuem perfis diversos. Além daqueles que esperaram o último momento para começar a estudar, há também os que ainda não

Carisse Araújo:”acredito que o sistema está funcionando”
concluíram o ensino médio e querem apenas intensificar. Em outros casos, os que resolveram fazer vestibular novamente após anos afastados da sala de aula.

Carisse Araújo Cardoso, que é recém-formada, ressalta que voltou a estudar após quatro anos. “Mesmo tendo deixado para voltar bem perto, acredito que esse sistema está funcionando, pois, além de freqüentar as aulas no período da tarde, ainda estudo por volta de duas horas”, afirmou.

Já Flávia Caroline Santos, que vai tentar o vestibular pela segunda vez, está no curso desde janeiro. “Como não passei da vez passada resolvi voltar para as aulas o quando antes para não perder tempo”, explicou a estudante, que não abre mão de estudar em casa.

Por Letícia Telles

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais