Deficiente auditiva aprovada na Unit

Vilauba Cunha comemora resultado com a mãe Soraya Cristina (Foto: Ascom Seed)

A estudante da rede pública estadual Vilauba Cunha Pacheco Neta, portadora de deficiência auditiva, conquistou uma das vagas no curso de Informática da Universidade Tiradentes. Durante o ano letivo de 2010, Vilauba estudou no Colégio Estadual Dom Luciano e teve o acompanhamento da professora Maria Cristina de Oliveira, intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“A notícia da aprovação da estudante deixou familiares e professores muito orgulhosos”, disse a professora Soraya Cristina Pacheco, mãe da estudante. Ela informou que o processo de aprendizagem de Vilauba teve início no Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE). 

Da 1ª a 4ª série Vilauba foi aluna do Instituto e, segundo sua mãe, foi neste período que ela conheceu e passou a aprender Libras. “Também fiz questão de aprender a língua dos sinais para melhorar a comunicação dentro de casa e ajudar minha filha com as atividades escolares”, completou Soraya Cristina.

Usando a linguagem de sinais, Vilauba Pacheco comemorou a aprovação no vestibular e disse que o surdo é uma pessoa inteligente, e espera que cada um deles receba o apoio que precisa para vencer os obstáculos. “Somos inteligentes e precisamos que alguém facilite a comunicação para que possamos viver melhor”, ressaltou a estudante.

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais