Delegado Lênio Carvalho é coautor de livro sobre Polícia Judiciária

A coletânea é uma obra inovadora e abrangente, escrita por 24 delegados de polícia, experientes e renomados (Fotos: Divulgação)

O delegado de polícia de Sergipe e diretor adjunto da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (DIPOL), Lênio Carvalho, participa como coautor do quinto volume do ‘Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária – Inteligência Policial’. A primeira obra publicada do delegado visa contribuir com o desenvolvimento de novas discussões sobre a atividade de Inteligência Policial.

A coletânea é uma obra inovadora e abrangente, escrita por 24 delegados de polícia, experientes e renomados. Neste livro, os autores mergulham no mundo complexo e dinâmico da polícia judiciária e exploram o papel crucial da inteligência policial na luta contra o crime contemporâneo.

Com interesse antigo sobre inteligência financeira e investigação financeira/patrimonial, o delegado vem acumulando conhecimento através de diversos cursos, a exemplo do Cursos de Investigação e Análise Financeira e do Curso de Inteligência Financeira, ambos do Ministério da Justiça, do Curso de Análise de Relatórios de Inteligência Financeira e do Curso Introdutório de Análise Bancária, ambos da Polícia Civil de Minas Gerais. “Ainda no intuito de obter mais conhecimentos que pudessem ser utilizados nessas investigações ou ações de inteligência, acabei fazendo uma graduação em Gestão Financeira. Então, na escolha do tema para o livro, achei que escrever o capítulo sobre algum aspecto da inteligência financeira seria a forma de aprofundar ainda mais o estudo acerca dessa vertente da Inteligência de Segurança Pública”, diz Lênio.

O delegado Lênio Carvalho apresentou o tema referente à inteligência Financeira no enfrentamento à criminalidade organizada

Assim, o delegado Lênio Carvalho apresentou o tema referente à inteligência Financeira no enfrentamento à criminalidade organizada. “Após a aprovação dos organizadores, os temas escolhidos pelos 24 delegados resultaram na elaboração dos capítulos do livro. Todos eles produzidos a partir dos estudos e da experiência de Delegados da Polícia Civil de vários Estados e da Polícia Federal”, conta.

Sobre a contribuição da Inteligência Financeira para frear o avanço do crime organizado, Lênio Carvalho explica que essas ações vão atuar principalmente na prevenção e repressão aos delitos de lavagem de dinheiro. “Essas medidas realizadas pelo Estado visam asfixiar financeiramente as organizações criminosas, retirando-lhes o acesso ao proveito e produto dos seus crimes, impedindo também a utilização desses valores para prática de novos crimes”, diz.

O delegado Lênio Carvalho acrescenta que o acompanhamento desse fluxo de capital ilícito permite ainda a identificação dos membros dessas organizações criminosas, inclusive dos indivíduos pertencentes aos mais altos escalões que, normalmente, ficam protegidos pela base da organização. “Obviamente, sozinha, a inteligência financeira não será capaz de resolver o problema da criminalidade organizada, mas o investimento nessas ações claramente tem capacidade de influir positivamente no enfrentamento a essas verdadeiras empresas do crime”, finaliza.

Livro

O Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária – Inteligência Policial’ foi organizado pelos Delegados de Polícia Joaquim Leitão Júnior e Kleber Leandro Toledo Rodrigues e lançado pela editora Umanos. O livro está à venda neste link: https://umanoseditora.com.br/produto/pre-venda-tratado-contemporaneo-de-policia-judiciaria-vol-05/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais