Desafio Universitário está com inscrições abertas

(Foto: Ascom Sebrae)

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Desafio Universitário Empreendedor. A competição é promovida pelo Sebrae e busca estimular os estudantes do ensino superior a desenvolver atitudes proativas, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.

Por meio de jogos gratuitos na internet, cursos, disciplina sobre empreendedorismo na própria universidade e bate-papo com especialistas sobre temas como marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança, os alunos são estimulados a conhecer mais de perto a realidade do ambiente empresarial, tomando decisões e analisando suas habilidades.

Estruturado em forma de competição, a ferramenta conta com um site onde os estudantes se cadastram gratuitamente, aprimoram seus conhecimentos com os jogos virtuais disponíveis e registram as outras atividades realizadas paralelamente ao longo do ano. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será o vencedor.

Os candidatos ao Desafio podem se inscrever em qualquer período do ano, desde que declarem estar matriculados regularmente em qualquer curso de graduação de instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site.

Premiação
Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu. A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado. Eles participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. O local da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados durante a disputa. Na final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos finalistas de cada estado.

“O Desafio é uma oportunidade que oferecemos aos estudantes para que eles possam perceber como o empreendedorismo pode transformar as suas vidas. Muitos ainda acreditam que a melhor saída para alcançar a estabilidade financeira é a aprovação em concursos públicos, mas a abertura do próprio negócio, na maioria das vezes, pode trazer perspectivas ainda melhores para esses jovens”, explica o gestor estadual do projeto, Luiz Machado.

Em 2014 três estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e um da Universidade Tiradentes (Unit) foram os vencedores estaduais da disputa. Juliane Aragão Barreto (1º lugar – UFS), Ivinariane Carvalho Silva (2º lugar – UFS), Samuel de Jesus Satiro (3º lugar – UFS) e Lucas Mardoqueu Santos Oliveira (4º lugar – Unit) superaram quase 600 concorrentes de 13 instituições de ensino e faturaram o prêmio.

As instituições de ensino com maior número de inscritos e os professores com o maior número de indicações pelos alunos inscritos também serão premiados. Para aqueles que não têm internet à disposição, é possível baixar os jogos e depois, quando conectar, atualizar os pontos marcados, os cursos feitos e interagir na plataforma.

O empreendedorismo entre o público jovem tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Um estudo inédito realizado pelo Sebrae aponta que em uma década  o número de jovens empreendedores com graduação universitária saltou de 370 mil para 700 mil.

Fonte: Ascom Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais