Desfile da Independência atrai milhares de pessoas

Vídeo: Manoela Veloso Passos

Cadeirantes emocionam com apresentação na avenida (Foto extraída do vídeo de Manoela Veloso Passos)

Milhares de pessoas acompanharam o desfile cívico alusivo às comemorações do 192º aniversário da independência do Brasil, na manhã deste domingo, 7. Neste ano, o desfile contou com participação de estudantes matriculados em 20 escolas públicas e em seis instituições de ensino da rede privada, representantes de conselhos, clubes e institutos comunitários e da tradicional parada militar.

Deficientes auditivos e cadeirantes também deixaram mensagens otimistas durante o desfile cívico, realizado na avenida Barão de Maruim. Em frente ao palanque oficial instalado pelo Governo do Estado, os manifestantes emocionaram a plateia ao transmitir informações por meio de gestos e movimentos, deixando claro que diferenças não são fronteiras para a inclusão social.

A população participou, cantando e aplaudindo cada apresentação. A aposentada Maria Francisca Vieira, a dona Caçula, como é conhecida, sempre fica deslumbrada com a manifestação. “Gosto de participar, tudo é bonito”, resumiu, em conversa com o Portal Infonet. As crianças também fizeram uma festa à parte. “Gostei das bailarinas”, conta Ane Caroline dos Santos, de apenas cinco anos, que passou todo o tempo imitando a performance de cada escola que se apresentava.

Dona Caçula exibe uma flor para homenagear o desfile (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Por se tratar de um ano eleitoral, o governador Jackson Barreto (PMDB) se ausentou do palanque oficial. Segundo informações do secretário de comunicação, Sales Neto, Jackson optou por participar do desfile como candidato. No desfile oficial, o governador foi representado pelo secretário de Governo, Benedito Figueiredo.

O secretário Benedito Figueiredo falou da importância da data e, questionado pelo Portal Infonet, comentou o desempenho dos alunos do ensino médio matriculados na rede pública de Sergipe, que apresenta queda, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira, 5.

O IDEB destaca Sergipe na 21ª colocação do ranking nacional. “Não vou negar o óbvio, mas a gente observa que não é esta queda toda”, disse. “Claro que não estamos satisfeitos, claro que se procura cada vez mais condições para melhorar o ensino. Em Sergipe, temos feito um esforço hercúleo e temos certeza que iremos, obviamente, alcançar novo patamar na próxima avaliação”, considerou o secretário.

Inovação

Crianças levam mensagem de amor, paz, justiça e ética

Neste ano, a Polícia Militar inovou, segundo informações do coronel Maurício Iunes, comandante geral da corporação, ao priorizar, na parada militar, participação dos 670 alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que desfilaram distribuídos em 12 pelotões. “Uma maneira de mostrar à sociedade o grau de treinamento e foi uma grande surpresa porque quem assistiu não soube diferenciar que eram alunos do CFAP”, comentou o comandante.

Também tiveram participação efetiva no desfile cívico os grupos do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.

Grito dos Excluídos

O desfile foi encerrado no início da tarde com o Grito dos Excluídos, movimento organizado pela Igreja Católica com parceria de movimentos sociais. Assim que os alunos da Escola Francisco Portugal, a última escolar a desfilar, alcançaram o cruzamento das avenidas Barão de Maruim e Ivo do Prado, os manifestantes ergueram bandeiras, faixas e, com grito de ordem, fizeram o mesmo percurso do desfile cívico.

Comunidade exige obras de pavimentação no Grito dos Excluídos

O padre Cláudio Dionísio, coordenador das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Aracaju, observou as dificuldades para evitar a infiltração de candidatos que durante todo o tempo tentaram emplacar as bandeiras partidárias, mas reconhece a importância da manifestação que, neste ano, entrou em sua 20ª edição.

Com o tema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”, os manifestantes desfilaram sob o olhar de curiosos. A resistência contra o aumento da maioridade penal foi defendida por um grupo de jovens vinculados à Pastoral da Juventude da Igreja Católica e moradores de Aracaju exibiram faixa solicitando obras de pavimentação.
Os policiais militares se posicionaram nas laterais da avenida e acompanharam a manifestação para evitar possíveis conflitos. Mas, a passeata foi encerrada com tranquilidade na praça da Bandeira.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais