![]() |
(Foto: Ilustrativa/ Arquivo Portal Infonet) |
O projeto “Dia do Patrimônio nas Escolas” proporciona o aprendizado sobre a identidade cultural para alunos, pais, professores e comunidade. As escolas de Laranjeiras recebem uma equipe de teatro e de arte-educadores que encenam uma peça infanto-juvenil interativa seguida por gincanas. O grupo de teatro profissional apresentará uma história relacionada ao patrimônio laranjeirense, interagindo com o público escolar.
Todas as ações terão o foco no patrimônio cultural, proporcionando a difusão do conhecimento na comunidade, a sensibilização dos professores e alunos da rede de ensino municipal e estadual, pública e privada, acerca dos conceitos de Educação Patrimonial e a mobilização dos mesmos para inserção de atividades de educação patrimonial no cotidiano escolar.
As ações educativas em escolas públicas contemplam cinco instituições de Laranjeiras.
Nesta sexta-feira, 30, às 7h30, na Escola Municipal Leonídio Leite, no Povoado Bom Jesus, recebe o “Dia do Patrimônio nas Escolas”. A escolha do município de Laranjeiras justifica-se pelas manifestações populares de raízes tanto afro-brasileiras, quanto catolicismo popular.
Além das atividades desenvolvidas nas escolas, o projeto conta ainda com uma oficina para os professores com o tema Patrimônio cultural. A aula é ministrada antes da realização do projeto na escola e tem como objetivo reforçar o conhecimento dos docentes sobre a temática, aumentando dessa forma as opções de conteúdo para trabalhar em sala de aula.
Projeto
O Projeto Dia do Patrimônio na Escola é uma ação realizada, em conjunto, pela Secretaria de Cultura de Laranjeiras, a Subsecretaria do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado de Sergipe, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Sergipe e a Unidade Cimesa da Votorantin Cimentos.
O projeto, que foi iniciado em 2012, desenvolveu um dia de atividades educativas voltadas para os alunos, os professores e a comunidade vizinhas. As atividades do Dia do Patrimônio foram idealizadas pelos representantes das instituições envolvidas e se desenvolveram em torno do patrimônio cultural da cidade de Laranjeiras, tais como oficina de desenho, espaço de brincadeiras infantis, quiz do patrimônio, sessões de cinema, espaço de contação de histórias, rodas de conversa, etc. As atividades, ministradas por artistas e arte-educadores despertaram a relação entre a brincadeira e a vivência do patrimônio cultural material e imaterial da cidade de Laranjeiras.
Fonte: Assessoria de Imprensa