Dia Nacional do Surdo é lembrado pela Seed

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realiza nesta segunda-feira, 29, uma programação especial para comemorar o Dia Nacional do Surdo. O objetivo é promover uma reflexão sobre os fatos históricos relativos à luta dos surdos, bem como celebrar a data entre as pessoas portadoras de necessidades especiais auditivas. Organizado pela Divisão de Educação Especial (DIEESP), o evento vai ocorrer a partir das 8h, no auditório do bloco D do campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit).

“Além das considerações quanto ao Dia do Surdo, na mesma oportunidade o público poderá conferir apresentações artísticas, como teatro, coral e capoeira, protagonizadas por surdos”, explica a professora Tálita Cavalcante dos Anjos, coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

A programação diversificada visa reafirmar ao surdo sua importância na sociedade, como também promover momentos de alegria e descontração. No período da manhã, além das apresentações artísticas, o público vai acompanhar o relato de Presley Rhodney Pereira, um dos surdos atendidos pelo CAS, de Edcarlos da Conceição, instrutor e professor da sala de recursos, e da professora Mônica Barbosa, da Escola Estadual Vicente Machado Menezes, que atende alunos especiais no município de Itabaiana.

Já à tarde, ocorrerão atividades recreativas e esportivas, como oficinas e partidas de voleibol, queimado, futebol de campo e futsal. “Além de possibilitar ao surdo um maior aproveitamento do seu dia, as atividades servem para que ele mostre suas potencialidades”, enfatiza a coordenadora do CAS, Tálita dos Anjos.

Dia Nacional do Surdo

O Dia Nacional do Surdo é comemorado em 26 de setembro. Foi nesse dia que, há 151 anos, o professor francês Hernest Huet, que era surdo, criou a primeira escola para surdos no país. Ele contou com o apoio do imperador D. Pedro II nessa empreitada.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais