Dicas de português para os vestibulando

 Professora Simone Xavier
Diversos vestibulares de faculdades e Universidades sergipanas acontecem no meses de dezembro e janeiro. Pensando em dar uma ajudinha aqueles que irão concorrer a uma vaga, o Portal Infonet, está divulgando dicas de português, feitas pela professora Simone Xavier Pacheco. 

Ela atua em diversos cursinhos da cidade e ressalta que a primeira dica é de que os candidatos não se deixem levar pelo desânimo, muitas vezes causado pelo esgotamento mental. “Eles devem estar motivados. Existe a importância de o candidato criar uma força interior para superar os obstáculos e atingir as metas”, ressalta a professora. 

Para Simone Xavier, os candidatos devem observar a questão da linguagem com as funções específicas de uso, atentando para as dicas principalmente na interpretação, que é o principal na análise das questões. “Cada questão, às vezes até de Matemática e Física, vai ter uma interpretação de texto. Na realidade, a boa análise envolve todas as áreas”, informa.

Dicas sobre funções da linguagem

Referencial – É quando a mensagem é de natureza informativa, centrada no objeto ou no assunto de que trata, deixando o receptor informado. Ex: “O Iraque prometeu ontem que vai revidar o bombardeio dos EUA e do Reino Unido, ocorridos próximo a Bagdá anteontem, que teriam matado dois civis e ferido mais de 20, de acordo com o Ministério de Saúde do país”.  Folha de São Paulo, 18/02/01.

Emotiva ou Expressiva – É quando a mensagem fica centrada no próprio emissor, expressando suas particularidades, paixões, sentimentos e pontos de vista.  Ex: “Oh! Que saudades que tenho/Da aurora da minha vida,/Da minha infância querida/Que os anos não trazem mais!” (…) Meus oito anos, Casimiro de Abreu.

Apelativa – Neste caso a mensagem é carregada de interesse sobre o receptor. É a linguagem própria da propaganda comercial, dos sermões religiosos, das aulas argumentativas. Ex: “Beba Coca-Cola.”; “Fumar é prejudicial à saúde.”

Fática – Registra-se nos trechos em que o emissor pretende dar início a um processo de comunicação, esforça-se por manter tal processo e interessa-se em encerrá-lo. Ex: Bom dia, senhores!; Olá, como vai você?; Não desliga, não, eu explico…

Metalinguística – O emissor expressa-se a respeito da própria expressão; usa o código para referir-se ao próprio código. Ex: “A palavra Geografia é formada de dois radicais de origem grega.”; “Chama-se sujeito o termo com o qual o verbo concorda.”

Poética – O emissor usa o código de forma artística ou lúdica. O signo é material importante em si próprio. Poemas, romances, contos e algumas crônicas são produtos textuais em que está normalmente presente essa função. Ex: “beba coca cola/babe cola/beba coca/babe cola caco/caco cola/c l o a c a”.

Denotação e Conotação – Chama-se denotativa a expressão objetiva do conteúdo. Ex: “Os Estados Unidos bombardearam o Iraque”. A expressão subjetiva chama-se conotativa. Ex: “A suja guerra ceifa futuros brilhantes.”

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais