Dificuldade de acesso à creche ainda é realidade no país

A meta é que, até 2024, 1,9 milhões de crianças de até 3 anos frequentem as creches (Foto: Shutterstock)

Estímulos como música, movimento, brincadeiras e socialização são a base da educação infantil. Apesar de alguns pais ainda mostrarem resistência na hora de matricular os filhos em creches e berçários esse é um ambiente que ajuda muito no desenvolvimento dos pequenos e é nítida a importância dessa inserção. Por esse motivo, a primeira meta do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que, até 2024, 50% – o equivalente a 1,9 milhões – das crianças de zero a três anos estejam em creches. Atualmente, o alcance é de 32%, o que representa 3,4 milhões de crianças atendidas.

Os dados apresentados fazem parte do relatório do segundo ciclo de monitoramento das metas do PNE 2018, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O relatório analisa as 20 metas estipuladas pelo Plano Nacional de Educação que envolvem o ensino infantil, fundamental e médio, além de analisar a implementação de políticas públicas, acesso e investimentos na área de educação. Tudo é analisado conforme determina a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014.

A renda das famílias brasileiras está muito associada a este resultado. Ainda segundo o relatório, entre as crianças de zero a três anos que pertencem aos 20% com a renda domiciliar per capita mais baixa do pais, 33,9% estão fora da escola porque não existe vaga ou creche perto delas. No grupo de 20% com a renda mais alta, esse problema só atinge 6,9% das crianças.

A importância do acesso à educação na primeira infância é tão grande que algumas instituições já trabalham com programas de bolsas de estudo para aumentar o acesso de famílias e crianças a uma educação de qualidade. Com ajuda do programa educacional Educa Mais Brasil, que oferece bolsas de estudo de até 50% para educação básica, a mensalidade da Escola Educar para o futuro, localizada em Aracaju, fica em média R$175. Com isso, até os pais que não possuem condições para arcar com a mensalidade integral de uma escola conseguem inserir seu filho mais cedo no ambiente escolar.

Segundo a coordenação da instituição, que é parceira do Educa Mais Brasil, a procura por creches não tem sido tão grande. “Os pais preferem matricular os seus filhos na escola quando eles atingem uma idade mais avançada. E isso é algo negativo porque o contato desde cedo com a educação contribui muito para o desenvolvimento dos pequenos”, explicou.

Com ajuda de programas como o Educa Mais Brasil, o número de crianças dentro das creches pode aumentar. Se você ainda não investia na educação do seu filho porque não tinha condições para isso, acesse o site do Educa Mais e confira as oportunidades na sua região. É gratuito.

Fonte: Ascom Educa Mais Brasil

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