Reunião foi conduzida pela gestora da SEDH, Josevanda Franco (Foto: Arquivo Infonet) |
As tecnologias da informação e da comunicação nas comunidades escolares da rede pública estadual e da própria Secretaria de Estado da Educação (SEED), considerada sob a perspectiva dos Direitos Humanos, foram pauta de discussão, na manhã da última sexta-feira, 4 na Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE). A reunião foi conduzida pela gestora Josevanda Mendonça Franco, Chefe do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH).
O encontro teve como objetivo debater a inclusão digital nas escolas públicas da rede estadual, dentro da perspectiva dos direitos humanos voltados para alunos, professores, gestores e pais, além da importância desse processo inclusivo enquanto direito fundamental das atuais e futuras gerações.
De acordo com Josevanda Franco, a proposta é que a DITE, por meio do SEDH/DED, possa servir como interface do acesso e democratização das tecnologias.
"Nesse processo, as implantações das Formações Continuadas servirão para integrar os demais setores que o SEDH engloba, enquanto ferramenta de trabalho, disponibilizando ações pedagógicas. Isto porque, o acesso aos recursos tecnológicos é um direito conquistado historicamente pelos cidadãos e que beneficiará a SEED", disse.
Novo Gestor
A discussão foi mediada pelo novo gestor da DITE, o professor Frankly Rolim. Ele, que já pertencia a equipe da Divisão, apresentou as principais dificuldades e programas desenvolvidos na esfera tecnológica.
O novo gestor apresentou suas perspectivas de trabalho, dentro da nova configuração do setor, direcionando sua expectativa para um trabalho em direitos humanos cujas tecnologias sejam capazes de mediar e interagir nos processos de garantia de acessos e melhoria das condições das escolas e da educação sergipana.
Desse encontro surgiu a possibilidade de integração das equipes do serviço para a formação do Projeto Observatório da Vida Escolar, cujas ações serão importantes para o planejamento e para as ações das políticas públicas de Educação em Direitos Humanos no Estado, bem como da política de mídias e tecnologias na Educação sergipana.
Fonte: SEED
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