|
Djenal Queiroz: alunos protestam por melhorias na escola (Foto: Portal Infonet) |
Manhã de protesto no Centro da capital sergipana. Estudantes do Colégio Estadual Governador Djenal Tavares Queiroz, realizaram na manhã desta segunda-feira, 14, um protesto na porta da instituição de ensino. Com cartazes e auxílio de um carro de som, eles reivindicaram melhorias na merenda escolar e na estrutura da unidade de ensino. Eles também pedem a transferência da diretora da escola.
“Estamos lutando por melhorias no colégio. A merenda está um caos. Há alguns anos que a escola vem fornecendo suco de caju e bolinho, sendo que o cardápio do colégio foi divulgado e não está sendo cumprido. O colégio recebe investimentos do Pró-reitoria de Gestão Financeira (Profin), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Ensino Médio Inovador (ProEMI) e não vemos nenhuma melhorias”, relata o estudante do 3º ano do Ensino Médio, Emerson Soares.
Nas imagens envidas a nossa equipe de reportagem pelos próprios alunos, é possível perceber as péssimas condições da instituição. Portas, ventiladores e até vidro de janelas danificadas foram flagradas. As imagens mostram ainda as péssimas condições de tomadas e interruptores, que estão expostos causando riscos aos alunos.
|
Ato ocorreu na manhã desta segunda, 14, no Djenal Querioz |
Ainda segundo Emerson Soares, até itens essências de limpeza estão faltando na escola. “Falta até papel higiênico nos banheiros do colégio. Nesta semana tiveram meninas que foram ao banheiro e precisaram de papel higiênico e não tinha. A diretora do colégio nunca passa nas salas de aula, nem para se apresentar. Ela só apareceu agora para reclamar do grêmio”, relata.
A manifestação dos estudantes contou com o apoio da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES). “A nossa pautas de reivindicação é pela saída da diretora, e também pela melhoria do lanche na escola. Há três anos que a escola tem que foi reformada e não até agora não houve nenhuma manutenção. Estamos lutando ainda para que eles usem a verba que entra no colégio. Tivemos uma reunião com a diretora que disse que teve reunião com líderes do grêmio, sendo que os alunos alegaram que não foram convocados para a tal reunião. Isto é um absurdo, a diretora é ditadora, e bate a porta na cara do grêmio”, disse a diretora de grêmio do USES, Adrian Brito.
SES
|
Portas danificadas |
A reportagem do Portal Infonet procurou a diretora do Colégio Estadual Governador Djenal Tavares Queiroz, para obter esclarecimentos sobre as denúncias apresentadas na reportagem, porém a secretaria do colégio informou que a diretora da instituição estava em reunião com os alunos que participaram da manifestação.
Em entrevista a reportagem do Portal Infonet, o assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Givaldo Batista informou que “a escola Djenal Tavares é uma escola nova de excelente estrutura física que foi totalmente reconstruída. O que a gente pode fazer é mandar um representante da Seed ao local para fazer uma vistoria no prédio para ver se a há a necessidade de alguma intervenção. As escolas públicas acabaram de retornar de uma greve na semana, e algumas aproveitaram a greve e entraram em recesso. Essas escolas já estão tendo a alimentação restabelecida a partir desta segunda-feira, 14. No caso do Djenal Queiroz, um representante de alimentação da Seed já esteve na escola hoje para fazer o restabelecimento”, disse.
|
||||||
Interruptores sem proteção
|
Sobre a mudança de diretora da unidade de ensino, Givaldo Batista informou que “os diretores de escolas de Aracaju, Grande Aracaju e algumas do interior do Estado foram escolhidas no final do ano passado, por meio de eleição direta pela comunidade de cada localidade”, finaliza.
Por Leonardo Dias e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B