
O Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE) está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026. A instituição, única bilíngue para surdos no estado, oferece a educação básica, do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
As matrículas para novos alunos interessados em ingressar na instituição acontecem até esta sexta-feira, 9. Para os alunos que já possuem vínculo com o IPAESE, as rematrículas acontecem nos dias 5 e 6 de janeiro para alunos do 1º ao 5º do fundamental e nos dias 7 e 8 de janeiro para alunos do 6⁰ ano do fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
Para realizar as matrículas, tanto para novos alunos quanto para os alunos que já estudavam na instituição, basta comparecer à sede do IPAESE, localizada na Rua Tenente Wendel Quaranta dos Santos, 1479 – Suíssa, em Aracaju. As aulas iniciam no dia 20 de janeiro.
O IPAESE é uma instituição sem fins lucrativos e oferece a educação básica de forma totalmente gratuita para pessoas surdas e filhos de pais surdos (CODA), promovendo a educação bilíngue no estado com o ensino em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Sobre o IPAESE
Fundado em dezembro de 2000, o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE) foi criado por um grupo de mães e pais de crianças surdas e se tornou a primeira escola especializada para surdos em Sergipe. Atualmente, é a única instituição bilíngue para surdos em Sergipe e a única do nordeste que oferece a educação básica, desde a educação infantil ao ensino médio, contando agora com o pré-vestibular, alfabetização, reforço escolar, esportes e atendimento psicossocial para os surdos de Aracaju e todo Sergipe.
O atendimento psicossocial é voltado não só para surdos, mas também para os seus familiares, sendo referência em sua proposta. São mais de 380 pessoas assistidas. A instituição atua para promover a inclusão da comunidade surda no processo educativo e em seu pleno desenvolvimento, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho, na vida social, familiar e no exercício da cidadania.
Fonte: Ascom/Ipaese
