Educação de Aracaju discute construção do currículo

O evento terá início às 13h30, no auditório da Fanese

A secretaria municipal da Educação de Aracaju( Semed) reunirá, nesta sexta feira, 10, professores, gestores, representantes de instituições de ensino superior e outros segmentos educacionais para palestra 'Currículo e Direitos Humanos em diálogo com a Base Nacional Curricular Comum – BNCC', que será proferida pelo professor Ítalo Dutra. Com vasta experiência em gestão da Educação, ele foi membro do Fórum Nacional de Educação pelo Ministério da Educação (MEC), coordenou a Comissão de Articulação, Mobilização e Infraestrutura do MEC e atualmente é chefe da Educação na Fundação das Nações Unidas- UNICEF.

O evento terá início às 13h30, no auditório da Faculdade de Negócios de Sergipe – FANESE. A partir desse encontro, técnicos da Semed coordenarão ações integradas com os segmentos da educação e as instituições de ensino superior de Sergipe para a construção do currículo referencial da rede municipal de ensino de Aracaju a ser implementado nas escolas municipais de Aracaju.

De acordo com a secretária municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite, já há um profundo diálogo com a Secretaria de Estado da Educação de Segipe(SEED) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/SE, em razão da possibilidade de construção de um currículo referencial , também, para todo o Estado.

"Quando uma escola possui um currículo e ele é claro para todos que a fazem, fica fácil de subsidiar sua aplicação, acompanhar suas práticas e avaliar seus resultados, não apenas para as secretarias, mas para toda a sociedade.O currículo engloba todos os aspectos pedagógicos do projeto de ensino de uma rede e de uma escola. É uma cartografia do cotidiano escolar, do projeto de cidadania que a escola se dispõe a executar", explica.

BNCC

O Brasil vem discutindo, há pelo menos três anos, a construção de uma Base Comum Curricular ( BNCC), que deverá nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).

Fonte: Semed

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