Educação inclusiva é tema de reunião em Aracaju

(Foto: Maria Odilia/Seed)

Discutir as condições necessárias para melhorar a qualidade da educação especial na Rede Estadual de Ensino de Sergipe foi o objetivo da reunião realizada nesta sexta-feira, 05, na Secretaria de Estado da Educação, contando com a participação de técnicos do Serviço de Educação e Direitos Humanos (SEDH) e especialistas de sete escolas da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

A reunião levantou questões a serem melhoradas para o ano letivo de 2016 em que concerne na melhoria da infraestrutura das salas de recursos e a presença de cuidadores nas escolas, além das questões pedagógicas.

A coordenadora do SEDH, Josevanda Franco, destacou que a inclusão é um processo difundido pela Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e que é preciso entender a educação especial não como um apêndice da educação básica, mas como a própria educação básica.

“É preciso que ofereçamos todas as condições. Não podemos nos diferenciar na perspectiva do Direito. Deve ser tratado diferencialmente na sua especificidade”, afirmou.

Melhoria das salas de recursos

Em Sergipe estão matriculados no ensino regular 2.243 alunos com os diversos tipos de deficiência, que vão desde a cegueira, surdez, deficiência auditiva, intelectual, física e deficiências múltiplas.

Desse total, cerca de 1.198 são alunos também registrados no Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem as salas de recursos como um ponto de suporte especializado com recursos e tecnologias assistivas e pedagógicas.

Anderson Reis, assessor do SEDH informou que essas salas estão passando por melhorias gradativas com participação também de técnicos da Diretoria Regional de Educação de Aracaju e do Centro de Referência em Educação Especial (Creese). “Estamos articulando parapromover a melhoria da qualidade no atendimento”, afirmou.

Lotação de cuidadores

Uma outra ação que está sendo efetivada pela Secretaria de Estado da Educação para a melhoria da qualidade do ensino especial inclusivo é a lotação de cuidadores nas escolas com maioria de alunos com deficiência.

Ao todo já foram lotados e estão em processo de lotação cerca de 31 servidores que participaram do último processo seletivo realizado em 2015. Dezessete deles já foram lotados e mais 14 estão em processo de lotação, quatro no Colégio Estadual João Cardoso, dois na Escola Estadual São Cristóvão, um no Colégio 11 de Agosto e um no Colégio Mirian Melo.

Para Marília Trindade Melo Chaves, coordenadora do Colégio João Cardoso, que tem em seu quadro 72 alunos com deficiência, a lotação dos cuidadores está sendo em boa hora, já que a maioria dos alunos tem comprometimento físico e intelectual, necessitando de acompanhamento permanente. “São poucos alunos em cada sala, mas eles são bastante comprometidos fisicamente e são acompanhados individualmente. Não tem condições de serem inseridos no ensino regular”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEED

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