Educação promove reunião com diretores da DEA

Evento aconteceu no Clube do Banese (Foto: SEED)

A Secretaria de Estado da Educação realizou na manhã desta terça-feira, 5, uma reunião de trabalho com diretores de escolas da DEA, assessores, coordenadores e representantes da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES). O encontro, que foi realizado no Clube do Banese, teve como objetivo discutir as diversas questões relacionadas à Educação.

A secretária de Estado da Educação, Hortência Pereira Araújo, abriu a reunião falando de diversos pontos que vêm preocupando os que fazem a Educação, como a segurança nas escolas, contratação de professores e merendeiras, entre outros. Sobre a segurança nas unidades de ensino, a secretária fez questão de ressaltar que é errado se pensar que a violência está nas escolas.

“A escola é um lugar sagrado do saber. Muitas vezes a comunidade em que a escola está inserida é que carrega um grau maior ou menor de violência. É importante que no diálogo com professores e alunos se tenha esse olhar diferenciado sobre a violência nas escolas”, explicou, ao destacar que esteve reunida com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública para discutir estratégias de combate aos furtos e roubos nas unidades de ensino.
                                                                                                                 
A secretária ressaltou o esforço que a SEED tem feito para colocar o professor concursado em sala de aula. Ela disse que já foram lotados 2.700 professores aprovados no último concurso do magistério. “Estamos hoje com um quadro de professores efetivos concursados. Somente na Diretoria de Educação de Aracaju temos 100% de professores graduados; e isso não se vê em muitos outros estados do país”, afirmou.

Hortência Araujo pediu aos dirigentes escolares e assessores que buscassem resolver as dificuldades em conjunto e solicitou uma maior participação e empenho de toda a equipe gestora dentro das escolas.

O diretor do Departamento de Educação (DED), professor Manuel Prado, deu continuidade ao debate e expôs em sua fala a importância de se exercer uma política inclusiva e afirmativa. “Estou trazendo um debate sobre a política inclusiva e afirmativa, que é uma pauta importantíssima nas diretrizes educacionais deste país e que tem trazido alterações positivas na realidade educacional, social e econômica do Brasil”, explicou.

Manuel Prado destacou ainda a importância de se colocar efetivamente a Secretaria de Estado da Educação a serviço das escolas, dos estudantes e dos professores. “A gente acredita que pode alterar essa realidade. Esses espaços são importantes para que, quem quer que venha, saiba que é possível caminhar na direção para qualificar a oferta do ensino público nesse estado”, disse.

A diretora da DEA, Nádia Cardoso, discorreu sobre as dificuldades que os gestores, professores e alunos enfrentam no dia a dia. Além disso, ela destacou também a necessidade de se haver respeito nas relações entre as pessoas que fazem a educação.

USES

Durante a reunião, os representantes da USES também se manifestar. O presidente da entidade, Jean Vitor, foi convidado à mesa de debates, onde expôs as reivindicações da União dos Estudantes Secundaristas de Sergipe. O principal pedido foi para que haja mais diálogo entre a USES e as escolas.

“A USES tem a mesma bandeira de luta dos diretores de escola, que diariamente sofrem os problemas junto com a gente e com os professores. A nossa ideia é dialogar cada vez mais com os gestores e professores, porque o objetivo é comum a todos. Dialogar sobre essa causa nobre que é a educação”, declarou.

Ele lembrou também as conquistas do governo em relação a Educação, como por exemplo, a construção e reforma de escolas. “O governo conseguiu realmente modificar a estrutura das escolas. A educação não é feita somente de prédios, mas o prédio influencia bastante no andamento das atividades da educação”, disse.

O ex-presidente da USES, Aby Custódio, também ressaltou a necessidade de se estreitar as relações com as unidades de ensino. “A USES quer a melhoria da Educação. Estamos aqui para defender os interesses dos estudantes e da comunidade. Acredito que todos também pensam dessa forma. Acho que para isso é importante que os grêmios estudantis tenham voz. Estamos aqui para tentar estreitar a relação com os diretores para que muitos saibam o papel da USES, que é ajudar na melhoria da educação”, afirmou.

Debate

A reunião se estendeu durante toda a manhã, seguida de debates entre os diretores de escolas, coordenadores, assessores da Seed e estudantes representantes da USES.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais